“Estamos enfrentando um tsunami que quer acabar com a Justiça do Trabalho”, diz desembargador

Mário Macedo Fernandes Caron, do TRT da 10ª região, criticou também o rentismo e sua busca exclusiva pelo lucro

No último painel realizado na Reunião da Executiva da CSB, em Brasília, nesta sexta-feira, 9, o desembargador Mário Macedo Fernandes Caron, do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, fez uma defesa ferrenha da Justiça do Trabalho e da legislação que protege os direitos da classe laboral. O jurista também fez críticas ao rentismo e à especulação financeira, que interferem na distribuição social do capital.

Em um tom de alerta e preocupação, o desembargador falou à diretoria da Central que o momento atual é de enfrentamento contra forças que planejam eliminar direitos sociais e trabalhistas.

_mg_1192

“Eu já denunciei e repito: estamos enfrentando um novo tsunami para acabar com o Direito do Trabalho e a Justiça do Trabalho. Tem muito juiz que ainda fica contente com isso, mas quando ele acabar lá em um puxadinho da Justiça Federal ou da Justiça Estadual, vai ver o que é que vai acontecer”, afirmou.

Ao abordar sobre a reforma trabalhista que vem sendo alvo de muito debate nos últimos dias, o desembargador salientou que o Direito do Trabalho não pode ser analisado de forma separada dos princípios que estão previstos na Constituição Federal.

_mg_1210Caron destacou o que está escrito no artigo 1º da Carta Magna, que estabelece que o País tem como fundamentos a dignidade da pessoa, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. “Nós temos que valorizar isso. A lei pode ser a melhor possível, mas se ela está ferindo o valor social do trabalho, ela não vale. Ou se vale, temos que interpretá-la conforme a Constituição”, disse o magistrado.

Lucro pelo lucro

Com críticas diretas ao rentismo e ao capitalismo desenfreado, Caron apontou que a busca do lucro, pura e exclusivamente, não colabora para o desenvolvimento social. “O empresário tem que pensar em sua empresa com o valor social que ela pode trazer para a sociedade. Se ela não tiver esse objetivo, não pode existir como livre iniciativa. É a nossa Constituição que diz: os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa”, salientou.

Caron disse não entender a visão capitalista que privilegia a especulação financeira em detrimento da circulação do capital na sociedade. “Se eu tenho o dinheiro circulando na economia, eu tenho produto sendo vendido. Isso é óbvio. Agora, se eu tenho o dinheiro circulando dentro do nosso País, pego esse capital e jogo lá nas Ilhas Maldivas, o dinheiro não está rendendo para a sociedade. É esse o modelo que temos de combater”, afirmou.

Articulação sindical

_mg_1213Diante do cenário atual de possibilidade de retrocessos trabalhistas e perda de direitos, Caron alertou os dirigentes da CSB que o momento é de união. Para ele, a mobilização das entidades sindicais é a que tem mais condições de colaborar para que o País seja recolocado em seu caminho de crescimento econômico e social.

“Acredito muito em uma sociedade mais fraterna, mais igualitária. O Brasil, para ter justiça social, só tem um caminho: é a luta dos senhores trabalhadores. Não acreditem em mim, eu faço parte de uma elite privilegiada. Acreditem em vocês, na força que vocês têm”, ressaltou o desembargador. “Não deixem acabar com a Justiça do Trabalho, não permitam, façam greve, vão às ruas. Parem esse País se for preciso. Não acreditem nas elites que eu faço parte, construam o seu próprio caminho”, completou.

Veja a galeria de fotos da palestra de Mário Macedo Fernandes Caron

Assista à íntegra da palestra abaixo:

Compartilhe:

Leia mais
almirante othon recebe honraria da academia brasileira de ciencia
Mais importante cientista nuclear brasileiro, almirante Othon recebe honraria da ABC
Reunião ministério do trabalho benzeno
Sindicatos pedem debate amplo sobre revisão de NR que protege trabalhador exposto ao benzeno
fim da escala 6x1 tem apoio de 70% da população
Fim da escala 6x1 tem apoio de 70% da população, aponta pesquisa
justiça do trabalho sp aplica multa ao ifood e manda contratar entregadores
Justiça do Trabalho em SP multa iFood em R$ 10 milhões e manda app contratar entregadores
acampamento marielle franco pontal do paranapanema sp
Incra cadastra famílias em acampamento do MAST no Pontal do Paranapanema (SP)
ministro rui costa e ministra simone tebet
Mercado financeiro joga contra o país e ignora indicadores positivos, afirmam ministros
emprego e beneficios sociais reduzem pobreza no brasil
Emprego em alta e benefícios sociais reduzem pobreza no Brasil a menor patamar da história
trabalho intermitente salário minimo 2023
3 em cada 4 trabalhos intermitentes pagaram menos que um salário mínimo em 2023
glovo ifood espanhol contratará entregadores
"iFood" espanhol passa a contratar entregadores após multas milionárias e CEO investigado
piso regional rs reajuste 2024
Piso regional do Rio Grande do Sul terá reajuste de 5,25%; confira valores por faixa salarial