Emoção e alegria marcam homenagem do Sindpd às mulheres

Sócias, diretoras e funcionárias prestigiaram o evento, dançaram e cantaram ao som de Dayse do Banjo

O Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quinta-feira (8), foi marcado pelo resgate da trajetória de grandes mulheres brasileiras. O Sindpd escolheu 12 personalidades que representam a luta e a garra das trabalhadoras da categoria de TI: Dilma Rousseff, Alice Tibiriçá, Alzira Vargas, Anita Garibaldi, Beth Carvalho, Chiquinha Gonzaga, Luísa Mahin, Maria da Penha, Maria Quitéria, Princesa Isabel, Tarsila do Amaral e Zuzu Angel. Na data, um painel composto por foto e biografia de cada uma foi oficialmente inaugurado na sede do sindicato.

O presidente do Sindpd, Antonio Neto, abriu a cerimônia de homenagem: “Essas personalidades contribuíram com os avanços que elevaram ainda mais o papel da mulher na sociedade, quebrando preconceitos e reescrevendo uma nova página na história do nosso país. Quem nunca se emocionou com os lindos traços de Tarsila, com a linda e acolhedora voz de Beth, com a dedicação de Maria da Penha, com a trajetória de Dilma? Imagina quando conhecermos um pouco mais os exemplos e as vidas construídas por outras mulheres que mudaram suas épocas através da música, da cultura, da luta, da política e da sua postura revolucionária e contestadora”, afirmou.

Após essas palavras, a diretora para Assuntos da Mulher, do Idoso, da Juventude, de Gênero e Igualdade Racial da CSP, Andréa Myrrha Guimarães, fez uma reflexão sobre o dia. “Precisamos analisar as lutas passadas, detectar o que ainda não foi feito e avançar em novas lutas”.

As diretoras do sindicato entregaram placas comemorativas aos representantes das homenageadas. A primeira placa foi entregue ao sobrinho da Tarsila do Amaral. “Tenho muito orgulho da minha tia. O trabalho dela é universal, está em todos os lugares. Para mim, é um prazer receber mais essa homenagem em nome dela”, disse Guilherme Amaral.

A segunda placa foi entregue à Dayse do Banjo, classificada por Beth Carvalho como nova promessa do samba. “É muito gratificante estar aqui hoje e representar a Beth, uma mulher guerreira, vencedora, que se dedica inteiramente à música brasileira”, pontuou.

Placas também foram entregues à Andréa Myrrha e a todas as diretoras do Sindpd, responsáveis pela o planejamento e organização do evento. “Este dia é um presente para todas as sócias do Sindpd. Mais uma vez buscamos fazer uma comemoração diferente. A presença das funcionárias da Prodesp foi marcante, elas dançaram e se divertiram muito”, falou a diretoria Isabella Tsai.

Para fechar o evento, Dayse do Banjo soltou sua voz afinada e contagiou personalidades, sócias e funcionários do sindicato.

O Sindpd preparou um hot site que traz a história da criação do Dia Internacional da Mulher e as trajetórias das 12 personalidades. Confira aqui todo conteúdo elaborado pelo Sindpd.

Fonte: Sindpd

Compartilhe:

Leia mais
painel 7 transição tecnológica e futuro do trabalho
Encontro Nacional CSB 2025: painel 7 – Transição tecnológica e futuro do trabalho; assista
regulamentação ia inteligência artificial
Regulamentação da IA é tema em destaque para centrais sindicais no Congresso
papa leão XIII e papa leão XIV
Com o nome Leão XIV, novo Papa homenageia Leão XIII, defensor dos trabalhadores e abolicionista
mapa mundi brasil no centro
IBGE lança mapa-múndi com Brasil no centro e hemisfério sul na parte de cima
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas
csb centrais sindicais com ministro maurcio godinho tst
Centrais entregam agenda jurídica do movimento sindical ao vice-presidente do TST
csb menor (40)
Desigualdade de renda no Brasil é a menor desde 2012, aponta IBGE
csb menor (1)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 6 – Trabalhadores e meio ambiente
ministro do trabalho luiz marinho em audiencia na camara
Ministro do Trabalho defende fim da escala 6x1 e jornada de 40 horas na Câmara
csb menor (2)
Centrais apresentam pauta prioritária e agenda legislativa em reunião no Congresso