Emoção e alegria marcam homenagem do Sindpd às mulheres

Sócias, diretoras e funcionárias prestigiaram o evento, dançaram e cantaram ao som de Dayse do Banjo

O Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quinta-feira (8), foi marcado pelo resgate da trajetória de grandes mulheres brasileiras. O Sindpd escolheu 12 personalidades que representam a luta e a garra das trabalhadoras da categoria de TI: Dilma Rousseff, Alice Tibiriçá, Alzira Vargas, Anita Garibaldi, Beth Carvalho, Chiquinha Gonzaga, Luísa Mahin, Maria da Penha, Maria Quitéria, Princesa Isabel, Tarsila do Amaral e Zuzu Angel. Na data, um painel composto por foto e biografia de cada uma foi oficialmente inaugurado na sede do sindicato.

O presidente do Sindpd, Antonio Neto, abriu a cerimônia de homenagem: “Essas personalidades contribuíram com os avanços que elevaram ainda mais o papel da mulher na sociedade, quebrando preconceitos e reescrevendo uma nova página na história do nosso país. Quem nunca se emocionou com os lindos traços de Tarsila, com a linda e acolhedora voz de Beth, com a dedicação de Maria da Penha, com a trajetória de Dilma? Imagina quando conhecermos um pouco mais os exemplos e as vidas construídas por outras mulheres que mudaram suas épocas através da música, da cultura, da luta, da política e da sua postura revolucionária e contestadora”, afirmou.

Após essas palavras, a diretora para Assuntos da Mulher, do Idoso, da Juventude, de Gênero e Igualdade Racial da CSP, Andréa Myrrha Guimarães, fez uma reflexão sobre o dia. “Precisamos analisar as lutas passadas, detectar o que ainda não foi feito e avançar em novas lutas”.

As diretoras do sindicato entregaram placas comemorativas aos representantes das homenageadas. A primeira placa foi entregue ao sobrinho da Tarsila do Amaral. “Tenho muito orgulho da minha tia. O trabalho dela é universal, está em todos os lugares. Para mim, é um prazer receber mais essa homenagem em nome dela”, disse Guilherme Amaral.

A segunda placa foi entregue à Dayse do Banjo, classificada por Beth Carvalho como nova promessa do samba. “É muito gratificante estar aqui hoje e representar a Beth, uma mulher guerreira, vencedora, que se dedica inteiramente à música brasileira”, pontuou.

Placas também foram entregues à Andréa Myrrha e a todas as diretoras do Sindpd, responsáveis pela o planejamento e organização do evento. “Este dia é um presente para todas as sócias do Sindpd. Mais uma vez buscamos fazer uma comemoração diferente. A presença das funcionárias da Prodesp foi marcante, elas dançaram e se divertiram muito”, falou a diretoria Isabella Tsai.

Para fechar o evento, Dayse do Banjo soltou sua voz afinada e contagiou personalidades, sócias e funcionários do sindicato.

O Sindpd preparou um hot site que traz a história da criação do Dia Internacional da Mulher e as trajetórias das 12 personalidades. Confira aqui todo conteúdo elaborado pelo Sindpd.

Fonte: Sindpd

Compartilhe:

Leia mais
Sintrammar diretoria eleita 2025
Chapa 2 vence eleições do Sintrammar de Santos e Região, com Erivan Pereira reeleito presidente
reunião mesa permanente servidores federais 20-02-25
Em reunião, servidores federais cobram governo sobre pauta de reivindicações travada
saúde mental no trabalho nr-1
Empresas serão responsáveis por saúde mental dos funcionários a partir de maio
img-pagamentos-inss-mudanca-carnaval
Calendário de pagamentos do INSS terá mudanças devido ao Carnaval 2025; confira datas
mpt campinas investiga empresas por pratica antissindical
MPT investiga 32 empresas de SP por coagirem empregados a se opor à contribuição assistencial
servidores excluidos reestruração carreiras rs mesa fessergs
Fessergs e governo do RS formam mesa sobre servidores excluídos de reestruturação
trabalhador indenização cancer
Trabalhador será indenizado em R$ 500 mil por demissão após comunicar câncer
saque fgts nascimento filhos
Projeto que libera saque do FGTS por nascimento de filhos avança na Câmara
CNJ regras inteligencia artificial judiciário
Conselho aprova regras para uso de inteligência artificial no Judiciário
Trabalho imigrantes Texas Tesla e SpaceX
Empresas de Elon Musk usam imigrantes irregulares em obras no Texas, diz reportagem