Emoção e alegria marcam homenagem do Sindpd às mulheres

Sócias, diretoras e funcionárias prestigiaram o evento, dançaram e cantaram ao som de Dayse do Banjo

O Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quinta-feira (8), foi marcado pelo resgate da trajetória de grandes mulheres brasileiras. O Sindpd escolheu 12 personalidades que representam a luta e a garra das trabalhadoras da categoria de TI: Dilma Rousseff, Alice Tibiriçá, Alzira Vargas, Anita Garibaldi, Beth Carvalho, Chiquinha Gonzaga, Luísa Mahin, Maria da Penha, Maria Quitéria, Princesa Isabel, Tarsila do Amaral e Zuzu Angel. Na data, um painel composto por foto e biografia de cada uma foi oficialmente inaugurado na sede do sindicato.

O presidente do Sindpd, Antonio Neto, abriu a cerimônia de homenagem: “Essas personalidades contribuíram com os avanços que elevaram ainda mais o papel da mulher na sociedade, quebrando preconceitos e reescrevendo uma nova página na história do nosso país. Quem nunca se emocionou com os lindos traços de Tarsila, com a linda e acolhedora voz de Beth, com a dedicação de Maria da Penha, com a trajetória de Dilma? Imagina quando conhecermos um pouco mais os exemplos e as vidas construídas por outras mulheres que mudaram suas épocas através da música, da cultura, da luta, da política e da sua postura revolucionária e contestadora”, afirmou.

Após essas palavras, a diretora para Assuntos da Mulher, do Idoso, da Juventude, de Gênero e Igualdade Racial da CSP, Andréa Myrrha Guimarães, fez uma reflexão sobre o dia. “Precisamos analisar as lutas passadas, detectar o que ainda não foi feito e avançar em novas lutas”.

As diretoras do sindicato entregaram placas comemorativas aos representantes das homenageadas. A primeira placa foi entregue ao sobrinho da Tarsila do Amaral. “Tenho muito orgulho da minha tia. O trabalho dela é universal, está em todos os lugares. Para mim, é um prazer receber mais essa homenagem em nome dela”, disse Guilherme Amaral.

A segunda placa foi entregue à Dayse do Banjo, classificada por Beth Carvalho como nova promessa do samba. “É muito gratificante estar aqui hoje e representar a Beth, uma mulher guerreira, vencedora, que se dedica inteiramente à música brasileira”, pontuou.

Placas também foram entregues à Andréa Myrrha e a todas as diretoras do Sindpd, responsáveis pela o planejamento e organização do evento. “Este dia é um presente para todas as sócias do Sindpd. Mais uma vez buscamos fazer uma comemoração diferente. A presença das funcionárias da Prodesp foi marcante, elas dançaram e se divertiram muito”, falou a diretoria Isabella Tsai.

Para fechar o evento, Dayse do Banjo soltou sua voz afinada e contagiou personalidades, sócias e funcionários do sindicato.

O Sindpd preparou um hot site que traz a história da criação do Dia Internacional da Mulher e as trajetórias das 12 personalidades. Confira aqui todo conteúdo elaborado pelo Sindpd.

Fonte: Sindpd

Compartilhe:

Leia mais
reunião tst centrais sindicais
Centrais têm reunião com presidente do TST sobre contribuição assistencial e emprego no RS
APOIO À NOTA TÉCNICA Nº 09 DA CONALIS
Centrais sindicais dão apoio à Nota Técnica da Conalis (MPT) sobre contribuição assistencial
acordo rodoviários porto alegre trt
Rodoviários de Porto Alegre terão reajuste no salário e no vale-alimentação
Apoio Financeiro RS prorrogado
Governo amplia prazo para empresas do RS aderirem a Apoio Financeiro a funcionários
prodesp descumpre cota jovem aprendiz
Tarcísio promete 60 mil vagas de Jovem Aprendiz, mas Prodesp descumpre cota
Fachada ministério do trabalho
Ministério do Trabalho notifica 1,3 mil sindicatos para atualizar informações; acesse a lista
falecimentot josé alberto rossi cnpl
Nota de pesar: CSB lamenta falecimento de José Alberto Rossi, ex-presidente da CNPL
3a plenaria conselhao
Centrais defendem esforço maior contra a desigualdade em plenária do Conselhão
Desemprego no Brasil cai em 2024
Desemprego no Brasil cai de 8,3% para 7,1% em um ano; massa salarial cresceu 5,6%
Encontro sindicatos BR-CHINA SP 2
CSB recebe sindicalistas chineses para apresentar atuação sindical no Brasil