Central dos Sindicatos Brasileiros

Emoção e alegria marcam homenagem do Sindpd às mulheres

Sócias, diretoras e funcionárias prestigiaram o evento, dançaram e cantaram ao som de Dayse do Banjo

O Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quinta-feira (8), foi marcado pelo resgate da trajetória de grandes mulheres brasileiras. O Sindpd escolheu 12 personalidades que representam a luta e a garra das trabalhadoras da categoria de TI: Dilma Rousseff, Alice Tibiriçá, Alzira Vargas, Anita Garibaldi, Beth Carvalho, Chiquinha Gonzaga, Luísa Mahin, Maria da Penha, Maria Quitéria, Princesa Isabel, Tarsila do Amaral e Zuzu Angel. Na data, um painel composto por foto e biografia de cada uma foi oficialmente inaugurado na sede do sindicato.

O presidente do Sindpd, Antonio Neto, abriu a cerimônia de homenagem: “Essas personalidades contribuíram com os avanços que elevaram ainda mais o papel da mulher na sociedade, quebrando preconceitos e reescrevendo uma nova página na história do nosso país. Quem nunca se emocionou com os lindos traços de Tarsila, com a linda e acolhedora voz de Beth, com a dedicação de Maria da Penha, com a trajetória de Dilma? Imagina quando conhecermos um pouco mais os exemplos e as vidas construídas por outras mulheres que mudaram suas épocas através da música, da cultura, da luta, da política e da sua postura revolucionária e contestadora”, afirmou.

Após essas palavras, a diretora para Assuntos da Mulher, do Idoso, da Juventude, de Gênero e Igualdade Racial da CSP, Andréa Myrrha Guimarães, fez uma reflexão sobre o dia. “Precisamos analisar as lutas passadas, detectar o que ainda não foi feito e avançar em novas lutas”.

As diretoras do sindicato entregaram placas comemorativas aos representantes das homenageadas. A primeira placa foi entregue ao sobrinho da Tarsila do Amaral. “Tenho muito orgulho da minha tia. O trabalho dela é universal, está em todos os lugares. Para mim, é um prazer receber mais essa homenagem em nome dela”, disse Guilherme Amaral.

A segunda placa foi entregue à Dayse do Banjo, classificada por Beth Carvalho como nova promessa do samba. “É muito gratificante estar aqui hoje e representar a Beth, uma mulher guerreira, vencedora, que se dedica inteiramente à música brasileira”, pontuou.

Placas também foram entregues à Andréa Myrrha e a todas as diretoras do Sindpd, responsáveis pela o planejamento e organização do evento. “Este dia é um presente para todas as sócias do Sindpd. Mais uma vez buscamos fazer uma comemoração diferente. A presença das funcionárias da Prodesp foi marcante, elas dançaram e se divertiram muito”, falou a diretoria Isabella Tsai.

Para fechar o evento, Dayse do Banjo soltou sua voz afinada e contagiou personalidades, sócias e funcionários do sindicato.

O Sindpd preparou um hot site que traz a história da criação do Dia Internacional da Mulher e as trajetórias das 12 personalidades. Confira aqui todo conteúdo elaborado pelo Sindpd.

Fonte: Sindpd