shutterstock_91221692-1

Emendas populares pedem mais orçamento para a cultura

SATED/RS encerrou a semana com diversos encaminhamentos, demonstrando a necessidade de ampliação da verba da Cultura para 2% do orçamento municipal.

O Grupo de Trabalho, criado para encaminhar emendas populares referentes ao orçamento municipal para a área da cultura e do esporte, se reuniu na última quinta-feira na Câmara de Vereadores. Na reunião, com lideranças do esporte amador dirigido à melhor idade em Porto Alegre, representantes do Conselho Municipal de Cultura, diretoria do SATED/RS, representantes da FITEDECA RS/SC e a vereadora Sofia Cavedon, o SATED/RS apresentou propostas de duas emendas direcionadas a reformas estruturais do Teatro Renascença e Teatro Túlio Piva, no valor de R$150.000,00 para cada um e destinados, prioritariamente, para as reformas das varas de contrapesagem de cenário e as varas motorizadas de iluminação. A emenda serão avaliada pelas demais entidades e, depois de aprovada, encaminhada ao executivo municipal.

No mesmo encontro, o SATED/RS propôs uma segunda emenda, que será construída em conjunto com o gabinete da vereadora Sofia Cavedon (PT). Esta, para a execução de obras de segurança e acessibilidade na Casa do Artista Riograndense (CAR), no valor de R$15.000,00, destinados, prioritariamente, para a construção de rampas de acesso e colocação de antiderrapantes nos banheiros e demais pisos frios. Ainda, pensando nas instalações e, principalmente, nos moradores da CAR, o SATED/RS se reuniu com a vereadora Fernanada Melchiona (PSOL), pedindo o seu apoio para a formulação de uma emenda para a aquisição de equipamentos básicos de estrutura ambulatorial para a criação de uma sala de consultas gerais dentro da Casa do Artista Riograndense.

SATED/RS pede soluções urgentes para casos de acidentes em teatros de Porto Alegre

Em reunião com o vereador Professor Garcia (PMDB), a diretoria do SATED/RS passou às mãos do vereador uma lista de acidentes ocorridos nos últimos quatro meses nos teatros Renascença e Tulio Piva.

O objetivo foi demonstrar a gravidade da situação e os riscos pelos quais os trabalhadores da classe se obrigam a passar para que possam utilizar esses espaços culturais. “É urgente e necessário que se aumente as verbas destinadas à Secretaria Municipal de Cultura para que não haja prejuízos na produção cultural e, muito menos, riscos para quem depende desses locais. Esta é uma questão de emergência e segurança dos trabalhadores e frequentadores dos teatros do município”, observou o presidente do SATED/RS, Vinícius Cáurio.

O vereador acolheu o pedido do sindicato e disse que considera as obras uma questão de base e que não se pode protelar reformas tão necessárias como estas. O vereador se comprometeu em buscar informações junto a SMOV e SMC sobre as providências que estão sendo tomadas quanto à situação. Diante disso, o Professor Garcia ficou de agendar audiência com o prefeito para realizar uma discussão franca e aberta entre o sindicato, a SMC e a prefeitura. A perspectiva é de que, juntos, os órgãos possam buscar a melhor forma de resolver o problema, sem maiores prejuízos à produção cultural da capital.

Compartilhe:

Leia mais
discurso lula OIT
Em discurso na OIT, Lula destaca precarização e informalidade como desafios para justiça social
Antonio Neto CSB na OIT 12-06-24
Antonio Neto na OIT: Tecnologias disruptivas podem ser oportunidade para os trabalhadores
Centrais sindicais apresentam denúncia contra governo do Paraná à OIT
Centrais denunciam governo do Paraná na OIT por repressão de greve de professores
FGTS correção inflação decisão stf
Acordo entre centrais e AGU prevalece no STF: FGTS deverá ter correção mínima pela inflação
miguel torres discurso centrais sindicais oit
Centrais pedem fim do golpismo no Brasil em discurso dos trabalhadores na OIT
Luiz Marinho discursa na OIT 2024
Na OIT, Luiz Marinho defende sindicatos e taxação de grandes fortunas
vigilantes niterói ato 13 de junho
Vigilantes de Niterói convocam ato por mais segurança para mulheres da categoria
vinicolas-no-rs-tinham-200-pessoas-em-condicoes-analogas-a-escravidao
Auditores fiscais do Trabalho repudiam fala de dirigente da CNA sobre trabalho escravo
assembleia rodoviários pelotas 10-6-2024
Rodoviários de Pelotas começam a negociar acordos em cenário após enchentes
Comitiva da CSB com ministro Luiz Marinho na Conferência da OIT 2024
Em reunião do Brasil na OIT, empresário diz que Bolsa Família atrapalha mão de obra