Central dos Sindicatos Brasileiros

Emendas populares pedem mais orçamento para a cultura

Emendas populares pedem mais orçamento para a cultura

SATED/RS encerrou a semana com diversos encaminhamentos, demonstrando a necessidade de ampliação da verba da Cultura para 2% do orçamento municipal.

O Grupo de Trabalho, criado para encaminhar emendas populares referentes ao orçamento municipal para a área da cultura e do esporte, se reuniu na última quinta-feira na Câmara de Vereadores. Na reunião, com lideranças do esporte amador dirigido à melhor idade em Porto Alegre, representantes do Conselho Municipal de Cultura, diretoria do SATED/RS, representantes da FITEDECA RS/SC e a vereadora Sofia Cavedon, o SATED/RS apresentou propostas de duas emendas direcionadas a reformas estruturais do Teatro Renascença e Teatro Túlio Piva, no valor de R$150.000,00 para cada um e destinados, prioritariamente, para as reformas das varas de contrapesagem de cenário e as varas motorizadas de iluminação. A emenda serão avaliada pelas demais entidades e, depois de aprovada, encaminhada ao executivo municipal.

No mesmo encontro, o SATED/RS propôs uma segunda emenda, que será construída em conjunto com o gabinete da vereadora Sofia Cavedon (PT). Esta, para a execução de obras de segurança e acessibilidade na Casa do Artista Riograndense (CAR), no valor de R$15.000,00, destinados, prioritariamente, para a construção de rampas de acesso e colocação de antiderrapantes nos banheiros e demais pisos frios. Ainda, pensando nas instalações e, principalmente, nos moradores da CAR, o SATED/RS se reuniu com a vereadora Fernanada Melchiona (PSOL), pedindo o seu apoio para a formulação de uma emenda para a aquisição de equipamentos básicos de estrutura ambulatorial para a criação de uma sala de consultas gerais dentro da Casa do Artista Riograndense.

SATED/RS pede soluções urgentes para casos de acidentes em teatros de Porto Alegre

Em reunião com o vereador Professor Garcia (PMDB), a diretoria do SATED/RS passou às mãos do vereador uma lista de acidentes ocorridos nos últimos quatro meses nos teatros Renascença e Tulio Piva.

O objetivo foi demonstrar a gravidade da situação e os riscos pelos quais os trabalhadores da classe se obrigam a passar para que possam utilizar esses espaços culturais. “É urgente e necessário que se aumente as verbas destinadas à Secretaria Municipal de Cultura para que não haja prejuízos na produção cultural e, muito menos, riscos para quem depende desses locais. Esta é uma questão de emergência e segurança dos trabalhadores e frequentadores dos teatros do município”, observou o presidente do SATED/RS, Vinícius Cáurio.

O vereador acolheu o pedido do sindicato e disse que considera as obras uma questão de base e que não se pode protelar reformas tão necessárias como estas. O vereador se comprometeu em buscar informações junto a SMOV e SMC sobre as providências que estão sendo tomadas quanto à situação. Diante disso, o Professor Garcia ficou de agendar audiência com o prefeito para realizar uma discussão franca e aberta entre o sindicato, a SMC e a prefeitura. A perspectiva é de que, juntos, os órgãos possam buscar a melhor forma de resolver o problema, sem maiores prejuízos à produção cultural da capital.