Central dos Sindicatos Brasileiros

Em novo filme, Ken Loach retrata os estragos causados pela “uberização”

Em novo filme, Ken Loach retrata os estragos causados pela “uberização”

Seja retratando a luta do povo irlandês contra a opressão do império britânico em Ventos de Liberdade (1996), ou olhando pera a degradação dos serviços públicos na Inglaterra em Eu, Daniel Blake (2016), o cinema de Ken Loach sempre deu atenção a questões sociais. Em seu novo filme, o cineasta inglês volta seus olhos para a “uberização”.

Em Você não Estava Aqui o cineasta britânico nos apresenta a história de Ricky Turner, que começa trabalhar como autônomo para uma empresa de entregas. Sem nenhum vínculo ou direito trabalhista, logo Turner se vê preso a rotinas de trabalho exaustivas, que o privam de momentos com a família, de descanso e de lazer. A propaganda vendida pela empresa, que prometia transformá-lo em um empreendedor cai por terra e o trabalhador se vê em um beco sem saída.

A “uberização”, tema central do longa e fenômeno que vem sendo denunciado por setores progressistas de todo o mundo, é um termo que faz referência a empresa de transporte individual Uber. Tal fenômeno se caracteriza pela prestação de serviços a grandes empresas por meio de aplicativos e plataformas digitais. Apesar de vendido como uma sedutora oportunidade de autonomia, esse modelo de trabalho se caracteriza pelas altas porcentagens de dinheiro que escorrem pelas mãos de trabalhador e vão as empresas. Isso sem contar a mais absoluta ausência de benefícios ou vínculos trabalhistas, e também das condições desgastantes de trabalho, que flagelam tanto o profissional quanto seus equipamentos.

A realidade do Reino Unido, retratado no filme, também é dramática: cerca de 4,7 milhões de pessoas estão inseridas na “gig economy”, termo em inglês usado para o mercado de serviços realizados por profissionais autônomos e mediados por plataformas digitais. Além disso, tais números são produtos de uma conta que praticamente dobrou nos últimos anos: entre 2016 e 2019 a quantidade de adultos que haviam trabalhado para um aplicativo praticamente dobrou, indo de 2,3 milhões a 4,7 milhões.

Apesar da realidade dramática retratada em Você não Estava Aqui, Loach se mostra otimista. Em entrevista dada no Festival de Cinema de San Sebastian, o cineasta afirmou que “Os povos sempre resistirão. Sempre haverá alguém que lute”.