Central dos Sindicatos Brasileiros

Em defesa da vida, trabalhadores ameaçam greve em Santa Catarina

Em defesa da vida, trabalhadores ameaçam greve em Santa Catarina

Confira na íntegra a carta encaminhada para os empresários de Santa Catarina:

Senhores Empresários,

Viemos por meio desta carta exigir que os senhores que coloquem a vida acima do lucro! Determinar que os trabalhadores e trabalhadoras voltem a trabalhar neste momento é sujar as suas mãos de sangue. Reivindicamos a suspensão imediata de todas as atividades que não forem essenciais e a ampliação das atividades à distância. Todas as organizações nacionais e internacionais de saúde afirmam que não existe a possibilidade de “conviver” com o vírus. O isolamento social é a única medida possível neste momento para conter o avanço da pandemia.

Os senhores deveriam se envergonhar de promover campanhas como a “Reage SC”. Vocês também querem se desculpar publicamente como aconteceu com o prefeito de Milão? Ele se arrependeu por ter apoiado a campanha “Milão não para” – muito parecida com a iniciativa dos senhores aqui no Estado – que iniciou no dia 26 de fevereiro, quando a Itália tinha 258 pessoas infectadas e 12 óbitos, e agora, pouco mais de um mês depois, o país já contabiliza 140 mil casos confirmados de covid-19 e quase 18 mil mortes. Não existe negociação neste momento: a crise econômica é possível superar, as vidas não voltam mais!

A crise econômica que estamos vivendo já estava acontecendo antes mesmo da pandemia. Usar o vírus como desculpa para demitir trabalhadores, reduzir salários e retirar direitos é inadmissível. Vocês precisarão dos trabalhadores e trabalhadoras para saírem desta crise. Eles são a força de trabalho para fazer as empresas funcionarem e os consumidores que injetam dinheiro na economia interna.

As centrais sindicais abaixo assinadas repudiam veementemente a pressão que os senhores estão fazendo para a retomada da economia. Não compactuamos com o discurso meramente econômico da crise em detrimento da vida dos catarinenses. Afrouxar o isolamento social agora levará ao colapso das atividades sociais e do sistema de saúde, agravando ainda mais a situação, inclusive do ponto de vista econômico.

Reivindicamos a garantia da estabilidade e a renda dos trabalhadores que estão em isolamento e todas as condições e equipamentos de segurança para aqueles que não podem suspender suas atividades e continuam expostos ao risco de contaminação.

Como representantes da classe trabalhadora exigimos ser ouvidos pelas entidades patronais para defender as reivindicações e exigências dos trabalhadores diante da pandemia. Combateremos todas as medidas que ataquem os salários, os empregos e os direitos trabalhistas e reivindicamos ações efetivas de proteção da saúde e da renda da classe trabalhadora.

Reafirmamos nossa posição em defesa intransigente da vida. Não podemos aceitar que os interesses econômicos sejam colocados à frente da proteção à vida dos catarinenses.

Srs. Empresários, se formos obrigados a trabalhar em condições de morte, seremos obrigados a fazer greve em favor da vida!

 

CUT-SC

CSP Conlutas

CTB

CSB

Intersindical

UGT