Em Audiência Pública, CSB defende empregos na Embraer

O presidente da CSB Minas e diretor de Formação Sindical da CSB Nacional Cosme Nogueira representou a Central numa Audiência Pública, realizada nesta segunda-feira (20 de agosto) na Câmara Municipal de São José dos Campos/SP, que discutiu a possível fusão entre a Embraer e a norte-americana Boeing. A posição da entidade é absolutamente contrária à negociação, pois o processo representa uma afronta aos interesses nacionais. “Além de atacar a soberania nacional, esse negócio será prejudicial para os trabalhadores, para a cidade de São José dos Campos e para toda a região. São cerca de 26 mil empregos, diretos e indiretos, que estão em evidência”, afirmou Cosme Nogueira, que também é presidente da FESERP-MG.

Para ele e a CSB, a transferência da Embraer para a Boeing é mais uma prova de que o capital estrangeiro, com a complacência do Governo Federal, tenta controlar áreas estratégicas do país – vide o exemplo da Petrobrás, e, agora, a tecnologia no setor de aviação. “São certamente interesses antipatrióticos, bem típicos do governo ilegítimo, de Michel Temer (MDB), que mostra a cada dia seu desprezo pelo Brasil e pelo povo brasileiro”, avaliou Cosme Nogueira. “Mas estaremos sempre atentos e junto com outras entidades, com os sindicatos da região, enfrentaremos e denunciaremos mais esse crime de lesa-pátria”, completou.

Na Audiência Pública foram citadas outras possíveis conseqüências da negociação Embraer/Boeing, como a redução da atividade industrial no Brasil, perdas na arrecadação pelo Estado e transferência de capital humano e tecnologia ao exterior. Há ainda o temor, lembrado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, de que o acordo mude o perfil da fábrica, que poderá deixar de ser uma fabricante de aviões como é hoje para virar uma fornecedora de peças à Boeing.

Anunciado no dia 5 de julho, o acordo prevê que a nova empresa, avaliada em US$ 4,75 bilhões, terá 80% de seu capital controlado pela Boeing, ficando apenas 20% com a Embraer.

Fonte: FESERP/MG

Compartilhe:

Leia mais
Assédio eleitoral trabalhador indenização
Assédio eleitoral: trabalhador demitido por negar apoio a Bolsonaro será indenizado
Lula precisa dar mais segurança aos trabalhadores
Governo Lula precisa honrar seus compromissos e dar mais segurança aos trabalhadores
Golpe internet indenização trabalhista
Justiça alerta para novo golpe sobre pagamento de indenizações trabalhistas
ataque israel líbano beirute 2024
Nota: centrais pedem diálogo pela paz em meio à escalada de conflitos pelo mundo
greve trabalhadores portos estados unidos
Presidente Biden apoia greve de portuários: "empresas devem dividir lucros recordes"
CSB inauguração sala darcy ribeiro puc sp
Com apoio da CSB, sala em homenagem a Darcy Ribeiro é inaugurada na PUC-SP
empregos na industria brasileira 2024
Criação de empregos na indústria cresce 83% em 2024, com 344 mil novos postos
diretoria eleita sindpd-sp
Justiça aponta mentiras de militantes da UP e confirma lisura da eleição do Sindpd-SP
Resolução CNJ veta questionamento acordos justiça do trabalho
CNJ veda questionamento de acordos homologados pela Justiça do Trabalho
Greve portuários EUA ILA union
Portuários dos EUA entram em greve pela 1ª vez em quase 50 anos e paralisam 36 portos