Em Audiência Pública, CSB defende empregos na Embraer

O presidente da CSB Minas e diretor de Formação Sindical da CSB Nacional Cosme Nogueira representou a Central numa Audiência Pública, realizada nesta segunda-feira (20 de agosto) na Câmara Municipal de São José dos Campos/SP, que discutiu a possível fusão entre a Embraer e a norte-americana Boeing. A posição da entidade é absolutamente contrária à negociação, pois o processo representa uma afronta aos interesses nacionais. “Além de atacar a soberania nacional, esse negócio será prejudicial para os trabalhadores, para a cidade de São José dos Campos e para toda a região. São cerca de 26 mil empregos, diretos e indiretos, que estão em evidência”, afirmou Cosme Nogueira, que também é presidente da FESERP-MG.

Para ele e a CSB, a transferência da Embraer para a Boeing é mais uma prova de que o capital estrangeiro, com a complacência do Governo Federal, tenta controlar áreas estratégicas do país – vide o exemplo da Petrobrás, e, agora, a tecnologia no setor de aviação. “São certamente interesses antipatrióticos, bem típicos do governo ilegítimo, de Michel Temer (MDB), que mostra a cada dia seu desprezo pelo Brasil e pelo povo brasileiro”, avaliou Cosme Nogueira. “Mas estaremos sempre atentos e junto com outras entidades, com os sindicatos da região, enfrentaremos e denunciaremos mais esse crime de lesa-pátria”, completou.

Na Audiência Pública foram citadas outras possíveis conseqüências da negociação Embraer/Boeing, como a redução da atividade industrial no Brasil, perdas na arrecadação pelo Estado e transferência de capital humano e tecnologia ao exterior. Há ainda o temor, lembrado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, de que o acordo mude o perfil da fábrica, que poderá deixar de ser uma fabricante de aviões como é hoje para virar uma fornecedora de peças à Boeing.

Anunciado no dia 5 de julho, o acordo prevê que a nova empresa, avaliada em US$ 4,75 bilhões, terá 80% de seu capital controlado pela Boeing, ficando apenas 20% com a Embraer.

Fonte: FESERP/MG

Compartilhe:

Leia mais
reunião tst centrais sindicais
Centrais têm reunião com presidente do TST sobre contribuição assistencial e emprego no RS
APOIO À NOTA TÉCNICA Nº 09 DA CONALIS
Centrais sindicais dão apoio à Nota Técnica da Conalis (MPT) sobre contribuição assistencial
acordo rodoviários porto alegre trt
Rodoviários de Porto Alegre terão reajuste no salário e no vale-alimentação
Apoio Financeiro RS prorrogado
Governo amplia prazo para empresas do RS aderirem a Apoio Financeiro a funcionários
prodesp descumpre cota jovem aprendiz
Tarcísio promete 60 mil vagas de Jovem Aprendiz, mas Prodesp descumpre cota
Fachada ministério do trabalho
Ministério do Trabalho notifica 1,3 mil sindicatos para atualizar informações; acesse a lista
falecimentot josé alberto rossi cnpl
Nota de pesar: CSB lamenta falecimento de José Alberto Rossi, ex-presidente da CNPL
3a plenaria conselhao
Centrais defendem esforço maior contra a desigualdade em plenária do Conselhão
Desemprego no Brasil cai em 2024
Desemprego no Brasil cai de 8,3% para 7,1% em um ano; massa salarial cresceu 5,6%
Encontro sindicatos BR-CHINA SP 2
CSB recebe sindicalistas chineses para apresentar atuação sindical no Brasil