Documentário sobre Getúlio Vargas, “Vargas, a transformação do Brasil” estreia nesta terça

A Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), em parceria com a Associação dos Engenheiros da Petrobrás (AEPET), lança nacionalmente em Brasília nesta terça-feira (3), a partir das 19hs, na Sala 2 do Cine Cultura do Shopping Liberty Mall, o documentário “Vargas, a transformação do Brasil” dirigido pelo jornalista Beto Almeida. A sessão de cinema será seguida de palestra e debate sobre os 70 anos de fundação da Petrobrás, criada por Getúlio Vargas, que serão celebrados na mesma data e evento.

O documentário retrata as principais características na formação da personalidade humana e política do ex-presidente Getúlio Vargas que, como o título destaca, realizou a maior transformação econômica, política, social e cultural do Brasil moderno – nas quase duas décadas em que governou o país; abrangendo a sua trágica morte em 1954 para garantir a sobrevivência de seu legado social e político que incomoda a elite entreguista até hoje.

A Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), em parceria com a Associação dos Engenheiros da Petrobrás (AEPET), lança nacionalmente em Brasília no próximo dia 3 de outubro, a partir das 19hs, na Sala 2 do Cine Cultura do Shopping Liberty Mall, o documentário “Vargas, a transformação do Brasil” dirigido pelo jornalista Beto Almeida. A sessão de cinema será seguida de palestra e debate sobre os 70 anos de fundação da Petrobrás, criada por Getúlio Vargas, que serão celebrados na mesma data e evento.

O documentário retrata as principais características na formação da personalidade humana e política do ex-presidente Getúlio Vargas que, como o título destaca, realizou a maior transformação econômica, política, social e cultural do Brasil moderno – nas quase duas décadas em que governou o país; abrangendo a sua trágica morte em 1954 para garantir a sobrevivência de seu legado social e político que incomoda a elite entreguista até hoje.

Entrevistas com o próprio José Augusto Ribeiro, com Celina Vargas, neta de Getúlio; com o Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães; com a auditora Maria Lúcia Fatoreli ; com o sociólogo e escritor Ronaldo Conde Aguiar; com o ex-presidente da Federação Sindical Mundial e presidente da CSB, Antonio Neto; com a cantora Beth Carvalho e com a ex-primeira dama Maria Tereza Goulart – analisam e dimensionam as transformações estruturais ocorridas na Era Vargas. Época que possibilitou ao Brasil transitar do estágio de país agrário e atrasado para industrializado dotado de direitos sociais, trabalhistas e políticos que, ainda hoje, impactam a realidade nacional.

“Vargas, a transformação do Brasil” inclui também depoimento de Leonel Brizola, trechos de discurso do presidente Lula em homenagem a Getúlio pronunciado em São Borja (RS), depoimento do presidente nacional do PDT licenciado, Carlos Lupi; e fala do presidente da Fundação Brizola – Pasqualini, Manoel Dias. O documentário, que não tem finalidade comercial, destina-se a exibições em ambientes políticos, acadêmicos e veiculação em tevês comunitárias, universitárias, legislativas e públicas – para informar e educar as novas gerações confrontando o esforço neoliberal de destruir as conquistas da Era Vargas.

A sessão de lançamento nacional será em Brasília no próximo dia 03 de outubro, terça-feira, a partir das 19 horas, no Liberty Mall, seguida de debate conduzido pela AEPET. A data coincide com os 93 anos da Revolução de 30 e os 70 anos de fundação, por Vargas, da Petrobrás.

(Fonte: FLB-AP)

Compartilhe:

Leia mais
Lula critica fala de campos neto
Lula critica fala de Campos Neto sobre aumento de salários ser uma "preocupação"
Manifestação contra juros altos 30 de julho
Centrais sindicais farão ato contra juros altos: cada 1% na Selic custa R$ 38 bi ao povo
eduardo leite nova proposta servidores
Governo do RS adia projetos de reestruturação de carreiras de servidores e anuncia mudanças
Grupo de Trabalho estudará impactos da inteligência artificial
Governo cria grupo para estudar impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho
GT do G20 sobre emprego em Fortaleza
CSB em reunião do G20: temas discutidos aqui são colocados em prática pelos sindicatos
adolescentes trabalho escravo colheita batatas cerquilho sp
SP: Operação resgata 13 adolescentes de trabalho escravo em colheita de batatas
sindicam-ba filia-se csb
Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Bahia filia-se à CSB
Parceria Brasil-EUA contra calor extremo trabalhadores
Parceria Brasil-EUA pelos Trabalhadores e OIT debatem ação contra calor extremo
BNDES abre concurso 2024 veja edital
BNDES abre concurso com 150 vagas e salário inicial de R$ 20 mil; acesse edital
pesquisa jornada flexivel trabalho híbrido
Flexibilidade de jornada é prioridade para 30% dos trabalhadores no Brasil