documentario-sobre-getulio-vargas

Documentário sobre Getúlio Vargas, “Vargas, a transformação do Brasil” estreia nesta terça

A Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), em parceria com a Associação dos Engenheiros da Petrobrás (AEPET), lança nacionalmente em Brasília nesta terça-feira (3), a partir das 19hs, na Sala 2 do Cine Cultura do Shopping Liberty Mall, o documentário “Vargas, a transformação do Brasil” dirigido pelo jornalista Beto Almeida. A sessão de cinema será seguida de palestra e debate sobre os 70 anos de fundação da Petrobrás, criada por Getúlio Vargas, que serão celebrados na mesma data e evento.

O documentário retrata as principais características na formação da personalidade humana e política do ex-presidente Getúlio Vargas que, como o título destaca, realizou a maior transformação econômica, política, social e cultural do Brasil moderno – nas quase duas décadas em que governou o país; abrangendo a sua trágica morte em 1954 para garantir a sobrevivência de seu legado social e político que incomoda a elite entreguista até hoje.

A Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), em parceria com a Associação dos Engenheiros da Petrobrás (AEPET), lança nacionalmente em Brasília no próximo dia 3 de outubro, a partir das 19hs, na Sala 2 do Cine Cultura do Shopping Liberty Mall, o documentário “Vargas, a transformação do Brasil” dirigido pelo jornalista Beto Almeida. A sessão de cinema será seguida de palestra e debate sobre os 70 anos de fundação da Petrobrás, criada por Getúlio Vargas, que serão celebrados na mesma data e evento.

O documentário retrata as principais características na formação da personalidade humana e política do ex-presidente Getúlio Vargas que, como o título destaca, realizou a maior transformação econômica, política, social e cultural do Brasil moderno – nas quase duas décadas em que governou o país; abrangendo a sua trágica morte em 1954 para garantir a sobrevivência de seu legado social e político que incomoda a elite entreguista até hoje.

Entrevistas com o próprio José Augusto Ribeiro, com Celina Vargas, neta de Getúlio; com o Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães; com a auditora Maria Lúcia Fatoreli ; com o sociólogo e escritor Ronaldo Conde Aguiar; com o ex-presidente da Federação Sindical Mundial e presidente da CSB, Antonio Neto; com a cantora Beth Carvalho e com a ex-primeira dama Maria Tereza Goulart – analisam e dimensionam as transformações estruturais ocorridas na Era Vargas. Época que possibilitou ao Brasil transitar do estágio de país agrário e atrasado para industrializado dotado de direitos sociais, trabalhistas e políticos que, ainda hoje, impactam a realidade nacional.

“Vargas, a transformação do Brasil” inclui também depoimento de Leonel Brizola, trechos de discurso do presidente Lula em homenagem a Getúlio pronunciado em São Borja (RS), depoimento do presidente nacional do PDT licenciado, Carlos Lupi; e fala do presidente da Fundação Brizola – Pasqualini, Manoel Dias. O documentário, que não tem finalidade comercial, destina-se a exibições em ambientes políticos, acadêmicos e veiculação em tevês comunitárias, universitárias, legislativas e públicas – para informar e educar as novas gerações confrontando o esforço neoliberal de destruir as conquistas da Era Vargas.

A sessão de lançamento nacional será em Brasília no próximo dia 03 de outubro, terça-feira, a partir das 19 horas, no Liberty Mall, seguida de debate conduzido pela AEPET. A data coincide com os 93 anos da Revolução de 30 e os 70 anos de fundação, por Vargas, da Petrobrás.

(Fonte: FLB-AP)

Compartilhe:

Leia mais
discurso lula OIT
Em discurso na OIT, Lula destaca precarização e informalidade como desafios para justiça social
Antonio Neto CSB na OIT 12-06-24
Antonio Neto na OIT: Tecnologias disruptivas podem ser oportunidade para os trabalhadores
Centrais sindicais apresentam denúncia contra governo do Paraná à OIT
Centrais denunciam governo do Paraná na OIT por repressão de greve de professores
FGTS correção inflação decisão stf
Acordo entre centrais e AGU prevalece no STF: FGTS deverá ter correção mínima pela inflação
miguel torres discurso centrais sindicais oit
Centrais pedem fim do golpismo no Brasil em discurso dos trabalhadores na OIT
Luiz Marinho discursa na OIT 2024
Na OIT, Luiz Marinho defende sindicatos e taxação de grandes fortunas
vigilantes niterói ato 13 de junho
Vigilantes de Niterói convocam ato por mais segurança para mulheres da categoria
vinicolas-no-rs-tinham-200-pessoas-em-condicoes-analogas-a-escravidao
Auditores fiscais do Trabalho repudiam fala de dirigente da CNA sobre trabalho escravo
assembleia rodoviários pelotas 10-6-2024
Rodoviários de Pelotas começam a negociar acordos em cenário após enchentes
Comitiva da CSB com ministro Luiz Marinho na Conferência da OIT 2024
Em reunião do Brasil na OIT, empresário diz que Bolsa Família atrapalha mão de obra