Dirigentes da área da saúde terão curso de negociação coletiva no Rio de Janeiro

Nesta edição, os representantes assistirão também à aula de oratória e apresentação pessoal

De 25 a 27 de setembro, o curso de “Estrutura e Processo de Negociação Coletiva”, promovido pela CSB e a Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com o Dieese, chega ao Rio para capacitar os dirigentes dos 14 sindicatos filiados à Federação.

Os dias 25 e 26 serão voltados para palestras e treinamentos ministrados por técnicos do Dieese. No dia 27, haverá um curso específico de Oratória e Apresentação Pessoal, que contará com técnicas de aprimoramento da comunicação apresentadas pelo professor de oratória do Centro de Estudos Propositum, Edson Luiz Alves.

Essa edição foi preparada para os representantes da categoria com o objetivo de oferecer conhecimentos sobre todos os processos de uma negociação coletiva, na esfera jurídica e prática.

Entre as principais revindicações e bandeiras de luta da categoria estão a redução da jornada de trabalho para 30h semanais, proposta pelo PL 2295/00, que legisla sobre a jornada de trabalho dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, além do piso nacional dos trabalhadores da saúde e das condições de trabalho para esses profissionais.

De acordo com a presidente da Federação, Maria Bárbara da Costa, o curso é fundamental para o processo de atualização dos dirigentes. “Hoje em dia, por conta das mudanças no mundo do trabalho, a gente tem que estar qualificado e atualizado. Por isso, o curso vem desenvolver essa competência necessária para os presidentes de sindicatos”, frisou a dirigente, que também é vice-presidente da CSB.

Maria Barbara destacou o papel da CSB dentro desse processo, trabalhando conjuntamente aos sindicatos da saúde. “Hoje, se fizermos uma enquete com representantes de sindicatos sobre a importância da Central para os trabalhadores da saúde, há uma satisfação muito grande. É a primeira central que está promovendo um curso voltado diretamente para essa classe trabalhadora”, pontuou.

35 dirigentes de diversas regiões do Rio de Janeiro, entre presidentes de sindicatos e diretores, serão capacitados. O evento será realizado no Mirador Rio Hotel, em Copacabana.

Compartilhe:

Leia mais
fraude consignado MT
Sinpaig-MT e outros sindicatos denunciam fraudes em cartão consignado de servidores
industria china robos humanoides ia
China planeja transformar sua indústria usando robôs humanoides equipados com IA
desconectar do celular melhora saúde mental
Desconectar do celular por 14 dias reverte perda cognitiva e reduz sintomas de depressão
portabilidade crédito consignado
Trabalhadores já podem migrar crédito consignado antigo para o Crédito do Trabalhador; saiba
salário mínimo paulista aumento 2025
Salário mínimo de São Paulo terá aumento de 10% em 2025; novo valor é de R$ 1.804
centrais sindicais contra PEC 66-2023
Centrais sindicais listam 10 pontos da PEC 66/2023 que prejudicam os servidores públicos
greve rodoviários rio grande rs
Rodoviários de Rio Grande (RS) aceitam proposta patronal e encerram greve após dois dias
pf prende grupo fraude gov
Polícia Federal prende grupo criminoso acusado de fraudar plataforma gov.br
redução jornada mãe crianças com autismo
Justiça do Trabalho em São Paulo reduz jornada de mãe de crianças autistas
boicote ifood
Ofensiva contra iFood inclui corte de taxas, rival chinês e até boicote de restaurantes