Dia do servidor público celebra a luta da categoria

Celebrado em clima de resistência, o dia relembra a importância desses profissionais

O Dia do servidor público, também conhecido como Dia do funcionário público, foi criado pelo artigo 236 da Lei 8.112 de 11 de dezembro de 1990 e escolheu o dia 28 de outubro para memorar o trabalho dos profissionais das mais variadas áreas do Poder Público.

Esse dia também serve para lembrar que o serviço público de qualidade e socialmente referenciado no Brasil está sob ameaça e reafirmar a luta dos servidores, que tem passado por dias difíceis frente ao governo do presidente Jair Bolsonaro, evidenciando cada vez mais a tentativa de sucateamento da categoria e o avanço de uma política neoliberalista que visa o estado mínimo. O momento também pede união e reivindicação de todos os direitos aos servidores.

Para Denilson Bandeira, diretor administrativo da Fesspmesp, os servidores são as mãos que movem este país, que dedicam a sua vida para servir ao próximo e que agora é a hora de manter esta unidade.

Sergio Arnaud, vice-presidente da CSB, afirma que o problema está na Reforma da Previdência, que tem como ponto inicial o corte de salários pela metade. No Rio Grande do Sul, estado em que atua, os servidores lidam com o governo (estadual) de Eduardo Leite que propõe um conjunto de projetos que diminuem salários, retiram direitos e esvaziarão o serviço público do estado e também a nível nacional. “O objetivo é terceirizar, e a sociedade passará a pagar por saúde, segurança e educação privadas. A maioria que não tem como, ficará excluída” diz o vice-presidente.

Cosme Nogueira, presidente da Feserp-MG, relembra que apesar da falta de reconhecimento desta atividade valorosa de servir a população, os servidores permanecem firmes. “Por mais que tentem desqualificar a profissão e por mais que invistam no fim da nossa categoria, maior será a nossa resistência” frisou.

Parabéns aos servidores públicos, que nunca falte união e esperança para continuar a lutar e resistir pela categoria!

Compartilhe:

Leia mais
Sintrammar diretoria eleita 2025
Chapa 2 vence eleições do Sintrammar de Santos e Região, com Erivan Pereira reeleito presidente
reunião mesa permanente servidores federais 20-02-25
Em reunião, servidores federais cobram governo sobre pauta de reivindicações travada
saúde mental no trabalho nr-1
Empresas serão responsáveis por saúde mental dos funcionários a partir de maio
img-pagamentos-inss-mudanca-carnaval
Calendário de pagamentos do INSS terá mudanças devido ao Carnaval 2025; confira datas
mpt campinas investiga empresas por pratica antissindical
MPT investiga 32 empresas de SP por coagirem empregados a se opor à contribuição assistencial
servidores excluidos reestruração carreiras rs mesa fessergs
Fessergs e governo do RS formam mesa sobre servidores excluídos de reestruturação
trabalhador indenização cancer
Trabalhador será indenizado em R$ 500 mil por demissão após comunicar câncer
saque fgts nascimento filhos
Projeto que libera saque do FGTS por nascimento de filhos avança na Câmara
CNJ regras inteligencia artificial judiciário
Conselho aprova regras para uso de inteligência artificial no Judiciário
Trabalho imigrantes Texas Tesla e SpaceX
Empresas de Elon Musk usam imigrantes irregulares em obras no Texas, diz reportagem