Homenagem da CSB àqueles que compartilham o conhecimento
Em 1827, a primeira lei sobre o ensino primário no Brasil foi responsável pela criação das chamadas “Escolas de Primeiras Letras”, que deveriam ensinar as crianças a ler e escrever, a fazer as quatro operações básicas da matemática e a ter noções de geometria.
O dia era 15 de outubro, e, em 1933, foi oficializado como Dia do Professor. A partir de então, os professores conquistaram maior visibilidade, uma vez que a data passou a ser – mais do que uma homenagem – um instrumento de luta da categoria por melhores remunerações e condições de trabalho.
Se em 1963, por meio do Decreto-Lei 52.682, o dia 15 de outubro passou a ser feriado escolar, desde sempre a arte de ensinar deve ser valorizada. A CSB homenageia os professores brasileiros pela dedicação, vontade e pelo empenho em levar conhecimento a crianças, jovens e adultos dos quatro cantos do País.
A estes profissionais que ensinam e capacitam seus alunos, e transmitem a eles sua sabedoria – num gesto de grandeza e humildade -, um feliz Dia do Professor. Que esta data simbolize sempre o desejo e a luta por mais qualidade na educação do Brasil, com investimentos em tecnologia, pela valorização dos docentes e na busca incessante por um país mais justo e desenvolvido.
Central dos Sindicatos Brasileiros