Central dos Sindicatos Brasileiros

Defesa da democracia marca reunião com centrais sindicais e governador de SP

Defesa da democracia marca reunião com centrais sindicais e governador de SP

Diálogo inédito entre o movimento sindical e João Doria demonstrou a importância da participação das centrais na retomada de atividades econômicas no estado

Centrais sindicais e o governador de São Paulo, João Doria, se reuniram no final da tarde nesta quinta-feira (28) para discutir a reabertura da economia em todo estado. O projeto, apresentado pela secretária de desenvolvimento, Patricia Ellen, foi intercalado por fortes falas em defesa a democracia em meio ao combate do novo coronavírus e a necessidade de proteger os trabalhadores e grupos mais afetados.

Como porta-voz das representações sindicais no encontro, Clemente Ganz Lúcio, diretor técnico da Dieese, expôs a essencialidade de haver uma mesa tripartite, que abrange governo, empresários e trabalhadores, para debater estratégias de implantação, acompanhamento e fiscalização da plano de retomadas da atividade econômica e formular projeto e estratégia de desenvolvimento para o Estado de São Paulo. Também a participação do movimento sindical nos espaços locais de coordenação do Plano de Retomada Consciente e a proteção da democracia e do Estado democrático de direito.

Entre as lideranças presentes, o encontro contou com a participação do presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Antonio Neto, que defende a participação efetiva do movimento sindical dentro do comitê de crise, principalmente nesse momento que se avizinham as flexibilizações, onde a maior preocupação é a segurança que será dada aos trabalhadores.

De acordo com Neto, a reunião foi um marco para visões democráticas, pois pela primeira vez contou com a presença do governador, que abriu espaço para diálogo com as centrais.

Além das centrais, participaram representações sindicais dos metroviários, metalúrgicos e outras lideranças.