Representantes de entidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul participaram do evento organizado pela CSB
Com o objetivo de capacitar os dirigentes da Movimentação de Mercadorias para o processo de negociação entre trabalhadores e a classe patronal, a cidade de Maringá (PR) sediou o Curso de Estrutura e Processo de Negociação Coletiva para dirigentes da região Sul do País.
Nos dias 10 e 11 de julho, 35 representantes de sindicatos da categoria do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além da Federação dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral, Auxiliares de Administração no Comércio de Café em Geral e Auxiliares de Administração de Armazéns Gerais (Fentramacag), tiveram a oportunidade de desenvolver técnicas e competências no que diz respeito aos processos de negociação e defesa dos direitos dos trabalhadores. O curso é promovido pela CSB, em parceria com o Dieese e Fentramacag.
O presidente da Fentramacag, Raimundo Firmino dos Santos, fez uma avaliação positiva do curso e destacou seu caráter formativo no processo de negociação. “Os dirigentes souberam como tratar a negociação e o momento certo de avançar. O negociador precisa sempre estar determinado naquilo que ele quer conseguir. Isso é importante, porque os trabalhadores precisam saber que os dirigentes estão do lado deles”, explicou.
No curso, foram realizadas dinâmicas pelos técnicos do Dieese, que expõem situações reais da negociação. Palestras sobre o comportamento e a argumentação convincente, aspectos teóricos e práticos, além do planejamento de campanha, também fizeram parte do cronograma.
Por meio desses cursos, a CSB tem demonstrado seu compromisso de luta pelos direitos dos trabalhadores na Movimentação de Mercadorias. “Essa iniciativa é fundamental para o fortalecimento da categoria. Estamos pensando até em fazermos uma segunda edição do curso”, concluiu o presidente da Fentramacag.