CSP reúne executiva nacional e traça plano de crescimento

A Central Sindical de Profissionais (CSP) se tornou a central que mais cresce, filiando mais de 312 sindicatos em apenas alguns meses, o que lhe credencia para alcançar o índice de representatividade em dezembro de 2012. Porém, para conquistar 7% ainda é preciso muito trabalho. Em primeira reunião da executiva nacional, realizada nesta terça-feira (29), no Memorial da América Latina, em São Paulo, a diretoria estabeleceu um plano de crescimento do número de associados.

A entidade irá redobrar seus esforços para conquistar novos parceiros. Cada membro da executiva vai agir diretamente em sua região. “Cada presente tem a missão de filiar outros cinco sindicatos até dia 31 de dezembro de 2012. Estamos crescendo, mas podemos crescer ainda mais. Temos um site estruturado, material e local para trabalhar. Atingir o índice é plenamente possível, temos que arregaçar as mangas”, afirmou o presidente da CSP, Antonio Neto.

Na busca pela expansão é fundamental entender a realidade econômica do país. No debate, os sindicalistas comentaram a boa posição do Brasil perante a Europa, a necessidade de defesa da indústria nacional, taxa de juros e os sérios problemas da saúde e da educação. Os dirigentes propuseram a contratação de um instituto renomado de pesquisa como o Dieese para fazer um raio-X do real quadro no país. Com esse levantamento, a entidade poderá compreender melhor as problemáticas atuais e traçar projetos para solucioná-las. Durante a reunião, foi aprovada também a proposta da central se filiar ao Dieese.

Pauta trabalhista

A reunião também realizou informes gerais referentes aos últimos meses de trabalho da CSP. A executiva pontuou as lutas pendentes no Congresso, como a PEC do trabalho escravo, o projeto de terceirização e as 40 horas para todas as categorias.

A vitória dos movimentadores de mercadorias também foi lembrada. Recentemente, a presidenta da República Dilma Rousseff assegurou os direitos da classe ao vetar artigos da Lei 12.619, que regulamentava a profissão de motorista.

Cuba

A assembleia ainda citou  a primeira participação da entidade em um importante evento internacional. Organizado pela Federação Sindical Mundial (FSM), o II Congresso da Juventude Trabalhadora foi realizado nos dias 29 e 30 de abril, na cidade de Havana, em Cuba. Cerca de 200 militantes participaram de uma análise profunda da situação do jovem trabalhador, em meio à crise mundial.

A CSP foi representada pelo secretário nacional da Juventude e dirigente do Sindicato dos Técnicos Industriais de Nível Médio do Estado do Rio de Janeiro (Sindtec–RJ), Marcelo Gonçalves, e pelo diretor da Juventude e integrante do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Rio de Janeiro (Sindpol-RJ), Everton Gomes. “Em nossa estadia por Havana, pudemos ver o prestígio que o Neto tem fora do país”, afirmou Marcelo.

Organização dos conselhos

Até o momento, a CSP definiu comissões regionais em oito estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Até o final do ano, esse número só tende a aumentar. “Estamos adaptando o molde nacional para o molde estadual. A partir de agora, vamos atuar tanto nos estados, quanto nos municípios. Vamos ter comissões nos 23 estados”, disse o presidente.

Compartilhe:

Leia mais
reunião centrais rs e oit
Centrais e OIT discutem impacto das enchentes no mercado de trabalho do RS
plano erradicação trabalho escravo será atualizado
Plano Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo será atualizado após 16 anos
podcast fetrarod
Fetrarod lança podcast para discutir temas de interesse dos rodoviários; assista aqui
Manifesto contra PL do estupro
Mulheres sindicalistas divulgam manifesto contra PL do Estupro (PL 1904/24)
Nota das centrais selic
Centrais pedem redução dos juros: "por desenvolvimento com justiça social"
lula critica campos neto
Lula diz que Campos Neto tem lado político e trabalha para prejudicar o país
campos neto presidente bc
Procurador pede investigação sobre influência de bancos na definição dos juros pelo BC
Encontro CSB China
CSB promove encontros com entidades sindicais chinesas em SP e RJ; inscreva-se
CSB-RS conselho plano rio grande
Reconstrução do RS: CSB toma posse como membro do Conselho do Plano Rio Grande
distribuição extra fgts
Após acordo com centrais, governo fará distribuição extra do FGTS aos trabalhadores