CSP reúne executiva nacional e traça plano de crescimento

A Central Sindical de Profissionais (CSP) se tornou a central que mais cresce, filiando mais de 312 sindicatos em apenas alguns meses, o que lhe credencia para alcançar o índice de representatividade em dezembro de 2012. Porém, para conquistar 7% ainda é preciso muito trabalho. Em primeira reunião da executiva nacional, realizada nesta terça-feira (29), no Memorial da América Latina, em São Paulo, a diretoria estabeleceu um plano de crescimento do número de associados.

A entidade irá redobrar seus esforços para conquistar novos parceiros. Cada membro da executiva vai agir diretamente em sua região. “Cada presente tem a missão de filiar outros cinco sindicatos até dia 31 de dezembro de 2012. Estamos crescendo, mas podemos crescer ainda mais. Temos um site estruturado, material e local para trabalhar. Atingir o índice é plenamente possível, temos que arregaçar as mangas”, afirmou o presidente da CSP, Antonio Neto.

Na busca pela expansão é fundamental entender a realidade econômica do país. No debate, os sindicalistas comentaram a boa posição do Brasil perante a Europa, a necessidade de defesa da indústria nacional, taxa de juros e os sérios problemas da saúde e da educação. Os dirigentes propuseram a contratação de um instituto renomado de pesquisa como o Dieese para fazer um raio-X do real quadro no país. Com esse levantamento, a entidade poderá compreender melhor as problemáticas atuais e traçar projetos para solucioná-las. Durante a reunião, foi aprovada também a proposta da central se filiar ao Dieese.

Pauta trabalhista

A reunião também realizou informes gerais referentes aos últimos meses de trabalho da CSP. A executiva pontuou as lutas pendentes no Congresso, como a PEC do trabalho escravo, o projeto de terceirização e as 40 horas para todas as categorias.

A vitória dos movimentadores de mercadorias também foi lembrada. Recentemente, a presidenta da República Dilma Rousseff assegurou os direitos da classe ao vetar artigos da Lei 12.619, que regulamentava a profissão de motorista.

Cuba

A assembleia ainda citou  a primeira participação da entidade em um importante evento internacional. Organizado pela Federação Sindical Mundial (FSM), o II Congresso da Juventude Trabalhadora foi realizado nos dias 29 e 30 de abril, na cidade de Havana, em Cuba. Cerca de 200 militantes participaram de uma análise profunda da situação do jovem trabalhador, em meio à crise mundial.

A CSP foi representada pelo secretário nacional da Juventude e dirigente do Sindicato dos Técnicos Industriais de Nível Médio do Estado do Rio de Janeiro (Sindtec–RJ), Marcelo Gonçalves, e pelo diretor da Juventude e integrante do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Rio de Janeiro (Sindpol-RJ), Everton Gomes. “Em nossa estadia por Havana, pudemos ver o prestígio que o Neto tem fora do país”, afirmou Marcelo.

Organização dos conselhos

Até o momento, a CSP definiu comissões regionais em oito estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Até o final do ano, esse número só tende a aumentar. “Estamos adaptando o molde nacional para o molde estadual. A partir de agora, vamos atuar tanto nos estados, quanto nos municípios. Vamos ter comissões nos 23 estados”, disse o presidente.

Compartilhe:

Leia mais
centrais sindicais no g20 social rio de janeiro
G20 Social: centrais sindicais lançam documento com propostas para redução das desigualdades
Antonio Neto fala sobre Sindplay no Sindimais 2024
Sindplay é destaque de inovação no Sindimais 2024: 'na crise emergem as grandes ideias'
Chapa 1 fenapef
Chapa 1 vence eleição para diretoria da Fenapef com 62% dos votos válidos; veja resultados
STF pauta ações trabalhistas
Servidores públicos podem ser contratados via CLT e outros regimes, valida STF; entenda
reunião juizes de paz bahia csb
CSB-BA apoia regulamentação da profissão de juiz de paz em reunião com governo do estado
pesquisa prioridades profissinais de TI Fenati
Fenati chama profissionais de TI para definir prioridades de atuação dos sindicatos; saiba
juros altos famílias endividadas
Juros altos mantêm famílias endividadas, diz CNC; Copom deve elevar Selic
audiencia ministério do trabalho prevenção acidentes motociclistas
Audiência no MTE discute prevenção de acidentes com motociclistas profissionais
Debate ALMG PL 2238 servidores Ipsemg
Na ALGM, Sindicato dos Servidores do Ipsemg defende valorização da carreira
Luiz Marinho nega mudança seguro-desemprego
"Deveriam estudar legislação", diz Marinho sobre ideias que mudariam seguro-desemprego