CSB recebe dirigentes do SINDICONT-Rio para falar sobre os 100 anos do Sindicato

Livro com a história da entidade será lançado em setembro; Antonio Neto escreverá posfácio da obra

No mês em que se celebra o Dia do Contabilista, o presidente da CSB, Antonio Neto, reuniu-se, na última terça-feira (12), com dirigentes do Sindicato dos Contabilistas do Município do Rio de Janeiro (SINDICONT-Rio) para tratar sobre os 100 anos da entidade. Em celebração à trajetória centenária do Sindicato, será lançado no mês de setembro um livro a respeito das histórias de lutas do 1º sindicato da categoria no Brasil. O presidente de honra da Central, Luiz Sérgio Lopes, e Neto foram convidados a escrever o prefácio e posfácio da obra.

Fundado em 20 de setembro de 1916 sob o nome de Instituto Brasileiro de Contabilidade (IBC), foi durante os anos seguintes à Revolução de 1930, liderada pelo presidente Getúlio Vargas, que a entidade ganhou status de Sindicato em meio à Segunda Guerra Mundial de acordo com a presidente do SINDICONT-Rio e vice-presidente da CSB, Lygia Sampaio.

Presente no encontro junto à presidência da Central, a dirigente destacou que “o centenário demonstra que naquela época já havia preocupação da valorização da categoria”. “Antigamente, não tinha contador, o que existia eram os chamados guarda-livros. Esses profissionais foram quem se reuniram e resolveram fundar uma entidade que valorizasse a área contábil. Inclusive, nosso Sindicato foi o responsável por criar a primeira escola técnica contábil do Brasil em 1926”, conta Sampaio, há 26 anos na organização dos trabalhadores do setor.

Às portas de alcançar o Jubileu de Jequitibá, a produção de uma biografia sobre o SINDICONT-Rio, de autoria do contador Dr. José Paulo Cosenza – com a colaboração do contador e historiador Claudio Nascimento Pedroso, do conselheiro fiscal do Sindicato e professor Raimundo Viana Pereira e da Diretora Social Mary Isabel Pereira (também presente na reunião com Antonio Neto) –, está em fase de pesquisa e apuração.

Esta não é a primeira vez que o Sindicato e o presidente Antonio Neto recebem uma homenagem pelo trabalho empenhado na área contábil. Em 2014, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ) concedeu a Medalha Tiradentes no aniversário de 98 anos da entidade. Já no ano de 2015, houve uma celebração ao 99º aniversário do Sindicato, ocasião em que Neto foi contemplado pelo Troféu SINDICONT-Rio – honraria instituída pela Portaria nº 04/2009 para condecorar aqueles que colaboram para o fortalecimento da contabilidade no País.

Compartilhe:

Leia mais
desemprego entre jovens
Taxa de desemprego entre jovens é o dobro do grupo acima dos 30, aponta FGV
vr va mudanças regras
VA e VR podem passar por mudanças nos próximos 30 dias, diz Ministério da Fazenda
escala 6x1 prejudica saúde mental
Redução da jornada de trabalho tem apoio de 65% dos brasileiros, aponta pesquisa
isenção conta de luz
Governo quer isentar conta de luz para até 60 milhões de pessoas, diz Alexandre Silveira
sorteio carros 1o de maio centrais sindicais
Centrais preparam 1º de maio unificado com shows gratuitos e sorteio de 10 carros; participe!
greve geral argentina cgt
Centrais sindicais argentinas convocam greve geral contra políticas de Javier Milei
havan condenada assédio eleitoral
Justiça do Trabalho condena Havan por assédio eleitoral contra ex-funcionária
taxa de juros para famílias cresce
Taxa de juros para famílias cresce e alcança maior nível desde agosto 2023
debate dieese cop 30 paulo de oliveira
Agenda ambiental não pode ignorar justiça social, defende CSB em debate pré COP 30
13o aposentados inss consulta
Consulta do valor do 13º para aposentados e pensionistas do INSS começa em maio