CSB recebe dirigentes do SINDICONT-Rio para falar sobre os 100 anos do Sindicato

Livro com a história da entidade será lançado em setembro; Antonio Neto escreverá posfácio da obra

No mês em que se celebra o Dia do Contabilista, o presidente da CSB, Antonio Neto, reuniu-se, na última terça-feira (12), com dirigentes do Sindicato dos Contabilistas do Município do Rio de Janeiro (SINDICONT-Rio) para tratar sobre os 100 anos da entidade. Em celebração à trajetória centenária do Sindicato, será lançado no mês de setembro um livro a respeito das histórias de lutas do 1º sindicato da categoria no Brasil. O presidente de honra da Central, Luiz Sérgio Lopes, e Neto foram convidados a escrever o prefácio e posfácio da obra.

Fundado em 20 de setembro de 1916 sob o nome de Instituto Brasileiro de Contabilidade (IBC), foi durante os anos seguintes à Revolução de 1930, liderada pelo presidente Getúlio Vargas, que a entidade ganhou status de Sindicato em meio à Segunda Guerra Mundial de acordo com a presidente do SINDICONT-Rio e vice-presidente da CSB, Lygia Sampaio.

Presente no encontro junto à presidência da Central, a dirigente destacou que “o centenário demonstra que naquela época já havia preocupação da valorização da categoria”. “Antigamente, não tinha contador, o que existia eram os chamados guarda-livros. Esses profissionais foram quem se reuniram e resolveram fundar uma entidade que valorizasse a área contábil. Inclusive, nosso Sindicato foi o responsável por criar a primeira escola técnica contábil do Brasil em 1926”, conta Sampaio, há 26 anos na organização dos trabalhadores do setor.

Às portas de alcançar o Jubileu de Jequitibá, a produção de uma biografia sobre o SINDICONT-Rio, de autoria do contador Dr. José Paulo Cosenza – com a colaboração do contador e historiador Claudio Nascimento Pedroso, do conselheiro fiscal do Sindicato e professor Raimundo Viana Pereira e da Diretora Social Mary Isabel Pereira (também presente na reunião com Antonio Neto) –, está em fase de pesquisa e apuração.

Esta não é a primeira vez que o Sindicato e o presidente Antonio Neto recebem uma homenagem pelo trabalho empenhado na área contábil. Em 2014, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ) concedeu a Medalha Tiradentes no aniversário de 98 anos da entidade. Já no ano de 2015, houve uma celebração ao 99º aniversário do Sindicato, ocasião em que Neto foi contemplado pelo Troféu SINDICONT-Rio – honraria instituída pela Portaria nº 04/2009 para condecorar aqueles que colaboram para o fortalecimento da contabilidade no País.

Compartilhe:

Leia mais
CSB no Forum Interconselhos 2024
Governo retoma Fórum Interconselhos com G20 Social e Plano Clima em foco; CSB participa
reuniões centrais sindicais 16 e 18 julho
Centrais realizam reuniões por região nos dias 16 e 18 de julho sobre agenda legislativa; participe
reunião CNT 10-7-24
CNT discute ação coordenada diante de transformações no mercado de trabalho
Ernesto e Álvaro CSN reunião Consea
CSB indicará nome para substituir Lino de Macedo no Conselho de Segurança Alimentar
protesto servidores Ipsemg 9-7-24
Em meio a protestos dos servidores, projeto que altera regras do Ipsemg tem votação adiada
ministro do trabalho luiz marinho saqui aniversário fgts
Ministro do Trabalho quer fim do bloqueio do FGTS para quem optou por saque-aniversário
regra-nas-relacoes-de-trabalho-clemente-ganz-lucio
Clemente Ganz: Negociação coletiva e a estratégia de desenvolvimento produtivo
Projeto de lei motoristas em apps
Centrais sindicais criticam alterações em projeto de motoristas em apps
Protesto servidores Ipsemg
Sindicato dos Servidores do Ipsemg convoca para protesto contra projeto sobre o Instituto
Ministro Carlos Lupi e José Avelino Pereira Sinab CSB
Presidente do Sinab assume posto no Conselho Nacional de Previdência Social