CSB realiza ações no Senado contra a reforma trabalhista

Encontros e reuniões pautaram a mobilização da Central na Casa; Entidade se organiza para a Marcha de Brasília na próxima semana

Para impedir que as propostas de retrocessos nos direitos dos trabalhadores entrem efetivamente em curso no País, a CSB está mobilizada desde a terça-feira (09) no Senado com o objetivo de debater a reforma trabalhista e alertar os parlamentares sobre a ameaça que o projeto representa à sociedade brasileira. O presidente da Central, Antonio Neto, e dirigentes da Entidade estão em Brasília na luta contra a aprovação da proposta.

Na manhã desta quarta-feira (10), Neto participou de uma audiência pública conjunta das comissões de Assuntos Sociais e Assuntos Econômicos (CAS e CAE) da Casa, que contou com a presença de autoridades, especialistas e da senadora Marta Suplicy, para a qual o presidente da CSB levou as questões importantes acerca da reforma. Em reunião com o senador Hélio José (PMDB/GO), o parlamentar se dispôs a trabalhar contra a retirada de direitos dos trabalhadores.

Durante o encontro com o senador Roberto Requião (PMDB-PR), realizado à tarde, no gabinete do parlamentar, o congressista afirmou que a reforma “tem que ser combatida de qualquer maneira”. “Tem que ter guerra. É o fim do mundo”, criticou. Requião afirmou ainda que “essa é a hora de ocupar as ruas, ocupar, ocupar e ocupar”. “Ir para o confronto. Não tem outra posição”, completou enfatizando que “ao invés de modernização, houve um brutal recuo ao século 19”.

Articulação

Nesta terça-feira, a CSB já havia se reunido com os senadores Renan Calheiros e Romero Jucá para levar aos parlamentares os pontos negativos do projeto. Na ocasião, Calheiros se comprometeu a debater o tema e atuar pelos trabalhadores na Casa (leia matéria especial).

De acordo com Neto, o momento é de união e mobilização em torno das lutas para evitar o fim da carteira assinada, do FGTS, do 13º salário, entre outros benefícios conquistados pela classe trabalhadora ao longo da história do País. “Não nos resta outra alternativa a não ser o corpo a corpo, o debate sério e o enfrentamento diante dessas ameaças. Não podemos permitir que os direitos trabalhistas dos brasileiros sejam extintos”, declarou o presidente.

Nas ações no Congresso, a CSB também foi representada pelo secretário de Organização e Mobilização, Itamar Kunert; pelo secretário de Comunicação, Alessandro Rodrigues, e pelo assessor parlamentar Ernesto Luiz Pereira.

Marcha

A Central convocou suas bases para a Marcha de Brasília, mobilização organizada pelas centrais sindicais contra as reformas trabalhista e da Previdência. O evento acontecerá no dia 24 de maio, com concentração a partir das 11 horas no Estádio Mané Garrincha (leia aqui).

Confira galeria de fotos das ações

Compartilhe:

Leia mais
prédio do inss previdência social em brasília
INSS libera primeira cota do 13º e benefícios de abril a partir desta quinta; saiba
Flavio Werneck CSB no MPT
Abril Verde no MPT: CSB destaca relação entre direitos e saúde mental do trabalhador
homenagem csb aniversario getulio vargas
Homenagem da CSB ao aniversário de Getúlio Vargas: O Estadista do Povo
sede inss brasília
Governo lança novo programa com gratificação a servidores para reduzir fila do INSS
eleições sindimvet
Sindimvet-SP chama profissionais para eleger nova diretoria do sindicato; vote aqui
plenaria classe trabalhadora
CSB convoca sindicatos para Plenária da Classe Trabalhadora em Brasília
suspensão processos pejotização gilmar mendes
Suspensão de processos sobre pejotização ameaça direito do trabalho no Brasil
reunião NR-1 geral
Governo adia nova regra que responsabiliza empresa sobre saúde mental do trabalhador
cassação glauber braga
O mandato de Glauber Braga e a responsabilidade das centrais sindicais
1o de maio shows sp
1º de Maio em São Paulo terá shows gratuitos com Fernando & Sorocaba e outros; veja agenda!