Central dos Sindicatos Brasileiros

CSB promove ação na Central do Brasil, no Rio de Janeiro, para divulgar a CLT

CSB promove ação na Central do Brasil, no Rio de Janeiro, para divulgar a CLT

Ato foi marcado pela apresentação da campanha em comemoração aos 70 anos do documento

No dia 24 de abril, a CSB realizou, em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (TRT-RJ), uma ação na Central do Brasil, na capital carioca, para divulgar uma cartilha sobre os 70 anos da Consolidação do Trabalho (CLT) e folhetos de apresentação da Central. O material, mais de três mil unidades, foi produzido pelas duas entidades, que montaram estandes de atendimento à população.

Quinze representantes da CSB estiveram envolvidos na organização do evento, que também contou com dois advogados responsáveis por esclarecer dúvidas sobre direitos trabalhistas, como FGTS e trabalho autônomo.

A CSB considera importante a participação do TRT-RJ na ação, uma vez que isso demonstra a preocupação do judiciário, não só com o cumprimento das normas, mas também na apresentação de seu conteúdo à população.

A importância da CLT

As mais de três mil unidades do material informativo foram rapidamente distribuídas, e ficou claro o interesse das pessoas em conhecer a fundo a CLT. Elas participaram e buscaram esclarecimentos sobre o assunto, comprovando a importância do documento. O trabalho de uma central sindical está voltado para defender o trabalhador, por isso é fundamental esse tipo de iniciativa.

A CSB está preocupada em levar aos jovens as informações necessárias para que eles conheçam os direitos que vão reger seu futuro como trabalhadores. É preciso que os jovens sejam detalhadamente informados sobre a importância da CLT. Uma das missões do Encontro da Juventude será levar a CLT ao conhecimento dos jovens para eles estejam cientes das normas de trabalho e, principalmente, dos seus direitos.

A ação da CSB foi fundamental para a consolidação do trabalho da Central em mostrar à população a necessidade da representação dos trabalhadores, porque, além de divulgar o trabalho da CSB, traz-se à tona a discussão da importância das instituições democráticas. Não se pode admitir que reacionários critiquem as conquistas da democracia junto aos sindicatos e ao Congresso Nacional. Essas instituições são importantes na defesa da soberania.

Veja a galeria de fotos da ação na Central do Brasil

Homenagem na Alerj

Para marcar as comemorações pelos 70 anos da CLT, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) realizou, em 26 de abril, uma homenagem ao TRT-RJ, no plenário Barbosa Lima Sobrinho. A solenidade foi liderada pelo deputado Paulo Ramos (PDT) e teve como tema uma das bandeiras de luta da CSB: “Garantir direitos e avançar nas conquistas”.

A Central participou da cerimônia e reforçou seus ideais de trabalho, além de reiterar a importância da CLT. O aniversário deste documento é motivo de orgulho para a CSB e estímulo para que a entidade continue trabalhando na defesa de todas as categorias de trabalhadores brasileiros.

Veja a galeria de fotos da homenagem na Alerj