CSB participa de debate na Câmara da Comissão Geral sobre o Sistema Penitenciário Brasileiro

Categoria exige constitucionalização da carreira de agente penitenciário, o que tornaria a área parte integrante do Departamento de Segurança Pública

Representantes dos agentes penitenciários participara, na manhã desta terça-feira (4), de uma audiência da Comissão Geral sobre o Sistema Penitenciário Brasileiro da Câmara, em Brasília. Durante o debate promovido pelo deputado Lincoln Portela (PRB), a categoria reivindicou a constitucionalização da carreira do agente penitenciário.

Na audiência, a Federação Brasileira dos Servidores Penitenciários (Febrasp) e o Sindicato dos Agentes de Atividades Penitenciárias do Distrito Federal (Sindpen-DF), entidades presididas pelo vice-presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros, Leandro Allan, pedem a inserção da categoria no artigo 144 da Constituição, tornando a carreira de agente penitenciário oficialmente como parte da Segurança Pública. Se isso ocorrer, o governo ficaria impedido de terceirizar a função, e a categoria passaria a receber aposentadoria especial e adicional por periculosidade. Além disso, os representantes da categoria pedem a retirada dos agentes da reforma previdenciária e a contratação de novos servidores efetivos.

Na luta pela aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 308, PEC que altera o artigo 144 da Constituição ao transformar a atividade do agente penitenciário em polícia penal, a categoria levanta a bandeira para ser reconhecida como parte essencial da segurança pública brasileira desde 2004. Para Leandro Allan, “o maior erro do governo é justamente não discutir o sistema prisional com quem entende”. Durante todo o ano de 2016, a matéria não foi apreciada pelo plenário da Câmara dos Deputados por cancelamento ou encerramento de sessão.

“O agente penitenciário não tem reconhecimento do Governo, porém somos fundamentais para combater o fim a crise penitenciária que o Brasil está enfrentando. Estamos aqui lutando e pedindo o apoio dos parlamentares para que a PEC 308 seja aprovada e para que o ministro da Justiça atenda às reivindicações da nossa categoria”, afirmou Allan.

Diretor da FEBRASP e presidente do Sindicato dos Servidores do Sistema de Execução Penal do Estado (SINSEP-GO), Daniel Alves, destacou o poder mobilização da categoria. “A FEBRASP representa mais de 56 mil servidores em todo país. Já acampamos em frente ao Congresso Nacional e se for necessário, faremos de novo! Esta audiência foi muito importante, pois os deputados puderam ouvir as nossas reivindicações. Este é o momento de nos fazermos ouvidos e efetivar a nossa principal pauta de luta: aprovação das PEC 308 já”.

No plenário, Lincoln Portela reafirmou a necessidade de que sejam pautadas e aprovadas as PECs 308/2004 e 534/2002, que tratam respectivamente da Polícia Penal e das Guardas Municipais: “A segurança pública só tem a ganhar com a aprovação destas matérias. Continuem contando com o meu empenho”.

Compartilhe:

Leia mais
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas
csb centrais sindicais com ministro maurcio godinho tst
Centrais entregam agenda jurídica do movimento sindical ao vice-presidente do TST
csb menor (40)
Desigualdade de renda no Brasil é a menor desde 2012, aponta IBGE
csb menor (1)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 6 – Trabalhadores e o meio ambiente; íntegra
ministro do trabalho luiz marinho em audiencia na camara
Ministro do Trabalho defende fim da escala 6x1 e jornada de 40 horas em audiência na Câmara
csb menor (2)
Centrais apresentam pauta prioritária e agenda legislativa em reunião no Congresso
painel 5 encontro executiva nacional csb 2025
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 5 – Agenda parlamentar sindical; assista
painel negociação coletiva
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 4 – Práticas antissindicais; assista
csb menor (39)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 3 – Negociação Coletiva; assista
csb menor (38)
Centrais sindicais protestam contra juros altos em dia de mais uma reunião do Copom