CSB conquista espaço e representatividade na Bahia

Em julho, foram oficializadas novas filiações; o estado também sediará eventos importantes, como Encontro Nacional da Juventude e o dos Servidores Públicos da Central no estado

 A CSB celebra o crescimento das suas atividades na Bahia e a aceitação do seu projeto nas entidades do estado. Nas últimas semanas, filiações e encontros com autoridades de cidades baianas marcaram a consolidação da Central na região. O estado também foi escolhido para receber dois eventos importantes: o Encontro Nacional da Juventude e o Encontro de Servidores Públicos da CSB na Bahia, ambos programados para agosto.

 O diretor da CSB Cosme Nogueira esteve à frente das ações da Central dentro do estado. Uma das cidades em que a entidade esteve presente foi Feira de Santana, segunda maior cidade em importância econômica e política na Bahia. “A CSB é uma entidade nova e seu projeto onde chega é bem aceito”, pontuou o diretor.

 Eventos da CSB na Bahia

O Encontro Nacional da Juventude da CSB acontecerá nos dias 7 e 8 de agosto, em Salvador. A perspectiva é a de que a Central reúna todas as suas jovens lideranças sindicais para debater o futuro do movimento sindical, novas estratégias de trabalho, além de integrar os jovens sindicalistas da entidade.

Encontro dos servidores públicos na BahiaJá em Feira de Santana, haverá o Encontro dos Servidores Públicos da CSB na Bahia. O evento acontecerá no dia 15 de agosto, no Hotel Ibis, e reunirá a Diretoria Executiva e algumas secretarias da CSB, o prefeito José Ronaldo de Carvalho e representantes de sindicatos para debater assuntos específicos aos servidores e sindicatos da região, como processos disciplinares e assédio moral; organização sindical no setor público; piso salarial do magistério; revisão geral anual; e regularização de sindicatos no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Para o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Feira de Santana, Hamilton Ramos, há uma expectativa positiva quanto à chegada da CSB no movimento sindical local. “Nós queremos apresentar sugestões no sentido de que a CSB cresça na Bahia. A nossa expectativa é a de que a Central atenda às necessidades dos nossos sindicatos e as leve para o Governo Federal”, afirmou Ramos, que também participa da organização do evento.

Nova filiação

A Federação dos Servidores Públicos da Bahia é a mais nova filiada à CSB. Desde a fundação, há 2 anos, a  Federação surgiu com o objetivo de organizar os trabalhadores do setor, que enfrentam o desafio de regulamentar convenções e acordos coletivos da categoria.

A presidente da Federação e também presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Santo Antônio de Jesus (SINDSERV), Sheyla Alves, relata que teve a oportunidade de conhecer as propostas da CSB e expor os objetivos da entidade que representa. “A gente analisou algumas centrais, e depois dessa conversa com o Cosme Nogueira percebi que poderíamos chegar a um denominador comum”, ressaltou a presidente.

CSB em Santo Antonio de Jesus 3

A federação, que atualmente representa 127 sindicatos municipais, estará presente no Encontro dos Servidores Públicos em Feira de Santana. De acordo com Sheyla, “as maiores necessidades são a questão do assédio moral e o piso salarial dos professores e dos magistérios”.

Encontro com autoridades

A receptividade das lideranças baianas evidencia a carência – de algumas entidades do estado – de uma representação sindical sólida e comprometida com os interesses dos trabalhadores.

Em um encontro com o prefeito José Ronaldo de Carvalho (DEM), Cosme Nogueira recebeu o apoio que a CSB precisa para continuar seu trabalho político na região. “Tenho certeza de que cresceremos muito na Bahia, pelas lideranças que estão vindo conosco e o trabalho sério que elas desempenham. Aliamos isso ao conteúdo da Central”, finalizou o diretor.

Confira a galeria de fotos das ações da CSB na Bahia

Compartilhe:

Leia mais
Antonio Neto e Confederação Trabalhadores Movimentação Mercadorias
CSB e Confederação dos Movimentadores de Mercadorias discutem pautas da categoria
30 por cento brasileiros trabalham mais que jornada máxima
32% dos brasileiros trabalham mais do que jornada máxima de 44 horas semanais
reforma trabalhista 2017 votação câmara
TST: Mudanças da reforma trabalhista de 2017 se aplicam a contratos firmados antes dela
limitar salário minimo aumenta desigualdade
Limitar reajuste do salário mínimo ao arcabouço fiscal pode aumentar desigualdade, diz estudo
origem do 13º salário
13º salário é compensação por tempo de fato trabalhado; entenda por que e conheça origem
4 encontro sindical fespume-es
Federação dos Servidores Municipais do ES (Fespume-ES) realiza 4º Encontro Sindical
aumento emprego entre mulheres
Número de mulheres com carteira assinada aumenta 45% em um ano
nota centrais sindicais contra plano golpista
Nota das centrais sindicais: "União contra o golpismo e pela democracia"
Antonio Neto Sindis
Antonio Neto: Sindicatos devem aproveitar tecnologias e se adaptar para sobreviver
empresa obriga mãe voltar ao trabalho recém-nascido
Empresa é condenada por obrigar mãe a voltar ao trabalho uma semana após dar à luz