Central dos Sindicatos Brasileiros

CSB assina ‘superpedido’ de impeachment que é entregue nesta quarta-feira ao Congresso

CSB assina ‘superpedido’ de impeachment que é entregue nesta quarta-feira ao Congresso

Diversos partidos e movimentos da sociedade civil protocolam nesta quarta-feira (30/06) um novo pedido de impeachment contra Jair Bolsonaro, o primeiro a acusar o presidente de prevaricação no escândalo da vacina indiana Covaxin e o primeiro assinado por movimentos sociais após a realização de atos contra o governo em centenas de cidades brasileiras em 29 de maio e 19 de junho.

A CSB toma parte nesse momento histórico, reforçando a luta por vacina, auxílio, emprego e comida no prato de todos os brasileiros.

Para o presidente da CSB, Antonio Neto, destaca o momento vivido pelo país com revelações recentes envolvendo corrupção e prevaricação na condução da pandemia pelo governo federal: “desde a instalação da CPI da Covid e as manifestações de rua cada vez maiores contra o genocida, voltamos a ter esperanças de acabar de vez com esse desgoverno desumano, incompetente e perverso. As revelações do deputado Luis Miranda e do seu irmão, o servidor Luis Ricardo Miranda, deixaram claro que, além de toda a loucura negacionista já desmascarada por diversos depoimentos, há um mar de lama de corrupção no Ministério da Saúde a ser investigado e punido.”

A denúncia foi apelidada de “superpedido” de impeachment pela sua abrangência. Além de reunir muitos signatários, ela acusa o presidente de 23 crimes de responsabilidade. O texto foi redigido por uma comissão de juristas que também analisou e consolidou argumentos de denúncias anteriores contra Bolsonaro.

A comissão de juristas designada para elaborar o pedido, fez uma análise dos pedidos de impeachment já protocolados contra Bolsonaro e consolidou 23 possíveis crimes de responsabilidade cometidos pelo presidente por meio de diversas condutas.