A Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical e do Diálogo Social (Conalis) do Ministério Público do Trabalho (MPT) promoverá no dia 28 de maio, quarta-feira, um evento virtual para celebrar os 16 anos de criação da coordenadoria.
Durante o encontro, será apresentada a obra “Liberdade Sindical – Recompilação de Decisões do Comitê de Liberdade Sindical da Organização Internacional do Trabalho (OIT)”. A transmissão será realizada pelo canal TVMPT no Youtube, a partir das 14h30 (acesse aqui).
O evento contará com a participação do especialista em Normas Internacionais do Trabalho Sérgio Paixão, do coordenador responsável pela compilação do livro Sandro Lunard e do vice-coordenador nacional da Conalis entre 2021 e 2023, Jefferson Luiz Maciel Rodrigues.
VEJA: Encontro da Executiva Nacional CSB 2025: painel 4 – Práticas antissindicais
A ocasião terá ainda as presenças do procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, da coordenadora nacional da Conalis, Viviann Brito Mattos, e da vice-coordenadora nacional, Priscila Moreto de Paula.
Sobre a Conalis
A Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical e do Diálogo Social foi criada por meio da Portaria nº 211, de 28 de maio de 2009, tem como objetivo garantir a liberdade sindical e a busca da pacificação dos conflitos coletivos trabalhistas.
As principais áreas de atuação da Conalis são: defender a liberdade sindical e a busca da pacificação dos conflitos coletivos de trabalho, combater os atos antissindicais, assegurar o direito de greve, atuar como mediador ou árbitro nos conflitos coletivos de trabalho e incentivar a negociação coletiva como forma de melhoria das condições sociais dos trabalhadores.