CSB marcou presença no evento da Confederação Latino-americana dos Servidores Públicos e reforçou a necessidade da regulamentação da Convenção 151
Entre os dias 23 e 25 de abril, a Confederação Latino-americana e do Caribe de Trabalhadores Estatais (CLATE) reuniu, em Brasília, seu Comitê Executivo para debater a organização sindical no continente e a formação política. O tema principal do evento foi a regulamentação da Convenção 151, da Organização Internacional do Trabalho, que prevê a negociação coletiva no setor público.
Cosme Nogueira, diretor da CSB e presidente da Federação Única Democrática de Sindicatos das Prefeituras, Câmaras Municipais, Empresas Públicas e Autarquias de Minas Gerais (Feserp-MG), representou as entidades no evento e destacou a urgência da regulamentação da Convenção 151.
“Há uma exigência da OIT para que o governo brasileiro regulamente. Há um desrespeito, muito advindo do desconhecimento, ao servidor público. O projeto de lei do direito de greve é muito perverso. Que greve consegue se estruturar com 80% do efetivo tendo de trabalhar?”, criticou.
Participaram do evento representantes de entidades sindicais de toda a América Latina, além do ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, e do senador Paulo Paim (PT-RS).
Ministro do Trabalho
Manoel Dias traçou um panorama da realidade do emprego no Brasil. Ao contrário da Europa, onde os índices de desemprego são assustadores, o País vive hoje uma situação bem mais confortável. Segundo a Eurostat, a agência oficial de estatísticas da União Europeia, o desemprego na zona do euro em janeiro chegou a 12% – na Espanha, a taxa era de 25,8%. Dados do IBGE apuram que, em março, o desemprego no Brasil chegou a 5,1%. Essa realidade de pleno emprego deve-se à política implantada pelo ex-presidente Lula e mantida pelo governo de Dilma Rousseff.
Organização política
O debate sobre a autenticidade no movimento sindical, a troca de experiência e as ações para 2014 também fizeram parte dos debates. A CLATE se propôs a manter a união latino-americana para a organização e ampliação dos direitos dos servidores públicos em toda a região.
“Marcamos presença no evento. A CSB deu encaminhamento nas pautas importantes dos servidores. Encontros como esse devem ser mais frequentes, porque, com a união de forças entre a classe trabalhadora, será possível estar mais bem preparado para fazer o enfrentamento necessário”, destacou Cosme Nogueira.
Campus virtual
O Comitê Executivo da CLATE lançou durante o evento o Programa de Formação Política com Visão Estratégica – Campus Virtual CLATE. O objetivo da ferramenta é promover a formação de novos líderes por meio de um programa de ensino a distância. A iniciativa vai permitir que sindicatos que não disponham de recursos financeiros tenham a oportunidade de capacitar seus dirigentes.