Comitê executivo da CLATE se reúne para discutir organização sindical e formação política

CSB marcou presença no evento da Confederação Latino-americana dos Servidores Públicos e reforçou a necessidade da regulamentação da Convenção 151

Entre os dias 23 e 25 de abril, a Confederação Latino-americana e do Caribe de Trabalhadores Estatais (CLATE) reuniu, em Brasília, seu Comitê Executivo para debater a organização sindical no continente e a formação política. O tema principal do evento foi a regulamentação da Convenção 151, da Organização Internacional do Trabalho, que prevê a negociação coletiva no setor público.

Cosme Nogueira, diretor da CSB e presidente da Federação Única Democrática de Sindicatos das Prefeituras, Câmaras Municipais, Empresas Públicas e Autarquias de Minas Gerais (Feserp-MG), representou as entidades no evento e destacou a urgência da regulamentação da Convenção 151.

“Há uma exigência da OIT para que o governo brasileiro regulamente. Há um desrespeito, muito advindo do desconhecimento, ao servidor público. O projeto de lei do direito de greve é muito perverso. Que greve consegue se estruturar com 80% do efetivo tendo de trabalhar?”, criticou.

Leia aqui a matéria sobre a reunião das centrais com o senador Paulo Paim sobre a Convenção 151 e a lei do direito de greve

Participaram do evento representantes de entidades sindicais de toda a América Latina, além do ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, e do senador Paulo Paim (PT-RS).

Ministro do Trabalho

JFF_5783Manoel Dias traçou um panorama da realidade do emprego no Brasil. Ao contrário da Europa, onde os índices de desemprego são assustadores, o País vive hoje uma situação bem mais confortável. Segundo a Eurostat, a agência oficial de estatísticas da União Europeia, o desemprego na zona do euro em janeiro chegou a 12% – na Espanha, a taxa era de 25,8%. Dados do IBGE apuram que, em março, o desemprego no Brasil chegou a 5,1%. Essa realidade de pleno emprego deve-se à política implantada pelo ex-presidente Lula e mantida pelo governo de Dilma Rousseff.

Organização política

O debate sobre a autenticidade no movimento sindical, a troca de experiência e as ações para 2014 também fizeram parte dos debates. A CLATE se propôs a manter a união latino-americana para a organização e ampliação dos direitos dos servidores públicos em toda a região.

“Marcamos presença no evento. A CSB deu encaminhamento nas pautas importantes dos servidores. Encontros como esse devem ser mais frequentes, porque, com a união de forças entre a classe trabalhadora, será possível estar mais bem preparado para fazer o enfrentamento necessário”, destacou Cosme Nogueira.

JFF_5793

Campus virtual

O Comitê Executivo da CLATE lançou durante o evento o Programa de Formação Política com Visão Estratégica – Campus Virtual CLATE. O objetivo da ferramenta é promover a formação de novos líderes por meio de um programa de ensino a distância. A iniciativa vai permitir que sindicatos que não disponham de recursos financeiros tenham a oportunidade de capacitar seus dirigentes.

JFF_5769

Compartilhe:

Leia mais
Design sem nome (2) (1)
CSB defende transição tecnológica justa em reunião de conselheiros com ministra Gleisi Hoffmann
painel 7 transição tecnológica e futuro do trabalho
Encontro Nacional CSB 2025: painel 7 – Transição tecnológica e futuro do trabalho; assista
regulamentação ia inteligência artificial
Regulamentação da IA é tema em destaque para centrais sindicais no Congresso
papa leão XIII e papa leão XIV
Com o nome Leão XIV, novo Papa homenageia Leão XIII, defensor dos trabalhadores e abolicionista
mapa mundi brasil no centro
IBGE lança mapa-múndi com Brasil no centro e hemisfério sul na parte de cima
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas
csb centrais sindicais com ministro maurcio godinho tst
Centrais entregam agenda jurídica do movimento sindical ao vice-presidente do TST
csb menor (40)
Desigualdade de renda no Brasil é a menor desde 2012, aponta IBGE
csb menor (1)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 6 – Trabalhadores e meio ambiente
ministro do trabalho luiz marinho em audiencia na camara
Ministro do Trabalho defende fim da escala 6x1 e jornada de 40 horas na Câmara