Comitê executivo da CLATE se reúne para discutir organização sindical e formação política

CSB marcou presença no evento da Confederação Latino-americana dos Servidores Públicos e reforçou a necessidade da regulamentação da Convenção 151

Entre os dias 23 e 25 de abril, a Confederação Latino-americana e do Caribe de Trabalhadores Estatais (CLATE) reuniu, em Brasília, seu Comitê Executivo para debater a organização sindical no continente e a formação política. O tema principal do evento foi a regulamentação da Convenção 151, da Organização Internacional do Trabalho, que prevê a negociação coletiva no setor público.

Cosme Nogueira, diretor da CSB e presidente da Federação Única Democrática de Sindicatos das Prefeituras, Câmaras Municipais, Empresas Públicas e Autarquias de Minas Gerais (Feserp-MG), representou as entidades no evento e destacou a urgência da regulamentação da Convenção 151.

“Há uma exigência da OIT para que o governo brasileiro regulamente. Há um desrespeito, muito advindo do desconhecimento, ao servidor público. O projeto de lei do direito de greve é muito perverso. Que greve consegue se estruturar com 80% do efetivo tendo de trabalhar?”, criticou.

Leia aqui a matéria sobre a reunião das centrais com o senador Paulo Paim sobre a Convenção 151 e a lei do direito de greve

Participaram do evento representantes de entidades sindicais de toda a América Latina, além do ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, e do senador Paulo Paim (PT-RS).

Ministro do Trabalho

JFF_5783Manoel Dias traçou um panorama da realidade do emprego no Brasil. Ao contrário da Europa, onde os índices de desemprego são assustadores, o País vive hoje uma situação bem mais confortável. Segundo a Eurostat, a agência oficial de estatísticas da União Europeia, o desemprego na zona do euro em janeiro chegou a 12% – na Espanha, a taxa era de 25,8%. Dados do IBGE apuram que, em março, o desemprego no Brasil chegou a 5,1%. Essa realidade de pleno emprego deve-se à política implantada pelo ex-presidente Lula e mantida pelo governo de Dilma Rousseff.

Organização política

O debate sobre a autenticidade no movimento sindical, a troca de experiência e as ações para 2014 também fizeram parte dos debates. A CLATE se propôs a manter a união latino-americana para a organização e ampliação dos direitos dos servidores públicos em toda a região.

“Marcamos presença no evento. A CSB deu encaminhamento nas pautas importantes dos servidores. Encontros como esse devem ser mais frequentes, porque, com a união de forças entre a classe trabalhadora, será possível estar mais bem preparado para fazer o enfrentamento necessário”, destacou Cosme Nogueira.

JFF_5793

Campus virtual

O Comitê Executivo da CLATE lançou durante o evento o Programa de Formação Política com Visão Estratégica – Campus Virtual CLATE. O objetivo da ferramenta é promover a formação de novos líderes por meio de um programa de ensino a distância. A iniciativa vai permitir que sindicatos que não disponham de recursos financeiros tenham a oportunidade de capacitar seus dirigentes.

JFF_5769

Compartilhe:

Leia mais
Sindpd-SP aciona empresa contra demissão em massa
Sindpd-SP aciona empresa por demissão em massa de mais de 500 trabalhadores
operação resgate trabalho escravo
Quase 600 pessoas são resgatadas em maior operação da história contra trabalho escravo
Febrafite pec 66-23
Febrafite critica projeto sobre dívida previdenciária dos municípios; assine petição
presidente da anamatra justiça do trabalho stf
Não há enfrentamento ao STF na Justiça do Trabalho, afirma presidente da Anamatra
greve serpro
Trabalhadores de São Paulo rejeitam proposta de acordo, e greve do Serpro é mantida
assédio eleitoral no trabalho mpt denúncia
Assédio eleitoral: Centrais e MPT fazem parceria para combater prática nas relações de trabalho
Projeto de lei motoristas em apps
Ministra do TST reconhece vínculo entre app e motorista por "gamificação" do trabalho
MPT HQ Sindicalismo e diversidade
Sindicalismo e Diversidade: Ministério Público do Trabalho lança HQ sobre inclusão
Dados da desigualdade no Brasil
Desigualdade: Brasil reduz pobreza, mas concentração de renda segue em alta
Lula fala sobre Getúlio Vargas em SP
Nos 70 anos da morte de Getúlio Vargas, Lula reconhece seu legado para trabalhadores