Central dos Sindicatos Brasileiros

Comissão quer ajuda da Câmara para concluir caso Rubens Paiva

Comissão quer ajuda da Câmara para concluir caso Rubens Paiva

O coordenador da Comissão Nacional da Verdade, Pedro Dallari, esteve na Câmara dos Deputados para pedir apoio  para a conclusão do caso do desaparecimento do ex-deputado Rubens Paiva ocorrido em 1971, durante a ditadura militar

Depoimentos de militares à comissão já confirmaram que Rubens Paiva foi torturado e assassinado, mas ainda não há informações sobre o paradeiro do seu corpo. Reportagem do jornal “O Globo” afirma que o corpo foi enterrado numa praia, desenterrado, enterrado novamente e, finalmente, jogado no mar.

A comissão pretende ouvir novamente o general José Antônio Nogueira Belham, que teria essa informação, mas não quer mais falar sobre o assunto.

O deputado Vieira da Cunha (PDT-RS) disse que a Casa vai decidir na reunião de líderes desta tarde que instrumento poderá usar para ouvir o general reformado. Vieira da Cunha acompanhou a reunião do Presidente da Câmara com o coordenador da Comissão Nacional da Verdade, Pedro Dallari.

Segundo Vieira da Cunha, uma alternativa para ouvir Belham seria aprovar um convite nas comissões de Constituição e Justiça (CCJ); e de Direitos Humanos (CDH). Outra hipótese levantada seria a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), de curta duração, apenas para convocar o general.

Em maio de 2012, a presidente Dilma Rousseff criou a Comissão da Verdade para examinar e esclarecer as violações de direitos humanos ocorridas durante a ditadura militar. As atividades da comissão deveriam ser encerradas em maio deste ano, mas a presidente editou uma Medida Provisória (MP) estendendo o funcionamento do grupo até 16 de dezembro. Essa MP ainda está sendo analisada pelo Congresso.

Fonte: Portal Vermelho.org