Chinelo representa CSB e Sindicato dos Metalúrgicos em reunião sobre políticas para negros e negras

O foco da reunião foi  a implementação de ações afirmativas para negros e negras de todo o País

O vice-presidente nacional da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros), José Avelino Pereira, o Chinelo, representou a entidade nesta quinta-feira (17), em reunião com Ronaldo Barros, secretário de Políticas de Ações Afirmativas, órgão do governo federal ligado à Seppir (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial).

INSPIR 3

A reunião, que teve como foco a implementação de ações afirmativas para negros e negras de todo o País foi realizada na sede do Inspir (Instituto Sindical Interamericano Pela Igualdade Racial), em São Paulo. A entidade, que é vincula às centrais sindicais em atividade no Brasil, tem Chinelo como um de seus fundadores.

De acordo com o sindicalista, os representantes das centrais debateram com o secretário a retomada dos trabalhos da Comissão Tripartite de Raça no Ministério do Trabalho e a instalação de uma Comissão similar no Estado ou no município de São Paulo, para elaboração e implementação de políticas voltadas para negros e negras, em especial no que diz respeito ao mercado de trabalho.

Os participantes da reunião ainda reforçaram a necessidade de apoio da secretaria à ratificação, pelo Congresso Nacional, das Convenções 68-A e 69-A da OEA (Organização dos Estados Americanos), contra o racismo e todas as formas de discriminação e intolerância.

“Nós participamos da fundação do Inspir em 1995. Trata-se de um instituto cuja finalidade é defender os direitos dos negros e negras do nosso País. É va valorização de cada um e o direito aos programas de cotas para que tenham acesso às universidades e ações que os coloquem em condições de igualdade com os demais brasileiros. Essa reunião, com representante da secretaria do governo federal, voltada para este segmento, é de extrema importância para que nossas bandeiras não fiquem esquecidas”, diz Chinelo, sobre o encontro desta quinta-feira.

Para ele, o debate foi proveitoso para que as centrais sindicais tenham um acompanhamento próximo das ações afirmativas que estão sendo colocadas em prática pelo governo federal. “Nós da CSB, assim como outras entidades, temos extremo interesse em acompanhar de perto essa definição de políticas públicas específicas para negros e negras. Nossa central marcou uma importante presença num debate que é de grande interesse da sociedade”, afirma Chinelo.

Compartilhe:

Leia mais
centrais sindicais no g20 social rio de janeiro
G20 Social: centrais sindicais lançam documento com propostas para redução das desigualdades
Antonio Neto fala sobre Sindplay no Sindimais 2024
Sindplay é destaque de inovação no Sindimais 2024: 'na crise emergem as grandes ideias'
Chapa 1 fenapef
Chapa 1 vence eleição para diretoria da Fenapef com 62% dos votos válidos; veja resultados
STF pauta ações trabalhistas
Servidores públicos podem ser contratados via CLT e outros regimes, valida STF; entenda
reunião juizes de paz bahia csb
CSB-BA apoia regulamentação da profissão de juiz de paz em reunião com governo do estado
pesquisa prioridades profissinais de TI Fenati
Fenati chama profissionais de TI para definir prioridades de atuação dos sindicatos; saiba
juros altos famílias endividadas
Juros altos mantêm famílias endividadas, diz CNC; Copom deve elevar Selic
audiencia ministério do trabalho prevenção acidentes motociclistas
Audiência no MTE discute prevenção de acidentes com motociclistas profissionais
Debate ALMG PL 2238 servidores Ipsemg
Na ALGM, Sindicato dos Servidores do Ipsemg defende valorização da carreira
Luiz Marinho nega mudança seguro-desemprego
"Deveriam estudar legislação", diz Marinho sobre ideias que mudariam seguro-desemprego