Central dos Sindicatos Brasileiros

Centrais sindicais lutam pelo reajuste do piso salarial estadual em SC

Centrais sindicais lutam pelo reajuste do piso salarial estadual em SC

Em conjunto com federações, a proposta feita passou por sua primeira etapa na rodada de negociações

Foi realizada hoje, na sede da FIESC em Florianópolis, a primeira rodada de negociação visando o reajuste do Piso Salarial Estadual para 2020. A proposta feita por centrais sindicais e federações passou por sua primeira etapa, onde foram discutidas análises e a conjuntura econômica atual, e seguirá em negociações até a segunda quinzena de janeiro de 2020, quando serão divulgados os principais índices.

Entre os representantes dos trabalhadores estiveram dirigentes da CSB, UGT, CUT, Intersindical, Nova Central e Força Sindical, além das federações Fetiesc e Fetaesc, com a coordenação do Dieese-SC. Já representando o empresariado, estiveram presentes diretores da FIESC e das federações das áreas do transporte, hospitais, agricultura e comércio.

No décimo ano de negociação do reajuste para o Piso Estadual, os trabalhadores catarinenses continuam a reivindicar que as quatro faixas do Piso Estadual tenham seus valores iguais aos do Piso do Paraná, que é mais de 10% maior.

Para Nicolau de Almeida Neto, dirigente da CSB, a importância dessa rodada de negociação é o processo de construção através dos anos, renovando as conquistas. “Estamos completando 10 anos de discussão do piso estadual de salário e todos os anos tivemos ganho em relação a reposição da inflação” afirma o dirigente.