Alessandro-e14355914193451

Câmara de Presidente Prudente homenageia trajetória de luta do Sindpd e de Antonio Neto em Sessão Solene

Neto recebeu o título de cidadão prudentino e destacou a união e o empenho da diretoria do Sindicato nas conquistas dos trabalhadores

Na noite do dia 26 de junho, a Câmara Municipal de Presidente Prudente homenageou os 30 anos do Sindpd e entregou ao presidente Antonio Neto o título de cidadão prudentino em reconhecimento aos relevantes serviços prestado ao município. Autoridades de Prudente e cidades da região, dirigentes sindicais, trabalhadores, além da diretoria do Sindicato lotaram o plenário da Casa.

Neto lembrou o trabalho daqueles que o ajudaram a compor mais de três décadas de luta no movimento sindical. “Nossa diretoria tem feito um trabalho muito grande. Sem ela, eu não teria recebido essas homenagens que eu recebo, porque são eles que, na verdade, nos ajudam a tocar as coisas. Nossa executiva é de uma unidade raramente vista, que delineia, mas a aplicação dela reflete em todos os dirigentes e funcionários do sindicato”, disse.

IMG_3367O presidente expôs o atual cenário econômico e político do País, reafirmando o papel do movimento sindical nos desafios do Brasil. “Nós, os dirigentes sindicais, temos a responsabilidade de colocar esse trem no trilho e levá-lo ao caminho correto. É uma disputa que temos de fazer, de mostrar o país que queremos, a política econômica que nós defendemos. Essa política econômica nacional desenvolvimentista, de inclusão social, de geração de emprego, renda e principalmente de inclusão dos excluídos”, enfatizou.

José Avelino Pereira (Chinelo), vice-presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), lembrou que a diretoria do Sindpd esteve presente em todas as lutas de reivindicação dos trabalhadores brasileiros nos últimos 30 anos. “E há um tempo tive a honra de participar da construção de um projeto alternativo para o povo brasileiro, que foi a construção da CSB. Parabéns, Geraldo [vereador José Geraldo de Souza], pela homenagem a quem sempre lutou pelos trabalhadores brasileiros”, enfatizou.

Cidadão prudentino

A trajetória de luta da Entidade e de sua diretoria foi lembrada pelo vereador José Geraldo de Souza (PT-SP), autor do requerimento de homenagem. “Desde a sua fundação, o Sindpd tem ampliado gradativamente os direitos dos trabalhadores. A categoria foi precursora da redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais. Com a atuação da diretoria, os profissionais de TI de nossa cidade conquistaram reajustes salariais acima da inflação nos últimos 10 anos, o que contribuiu significativamente para aumentar o poder de compra dos trabalhadores, o fortalecimento do comércio e o desenvolvimento de Presidente Prudente”, destacou o vereador.

Em seu discurso, José Geraldo também destacou a trajetória pessoal de Antonio Neto. “Concomitantemente com a ação no Sindpd, ele passou a participar das lutas nacionais. Participou ativamente das lutas pela formação da Constituição Cidadã, para que os direitos trabalhistas e sindicais fossem consolidados. Antonio Neto ajudou a escrever a história recente do País, liderando, influenciando ou se posicionando sobre os principais temas que mexeram com a vida do povo”, reiterou.

Lutas e conquistas

Durante a cerimônia, a diretoria executiva do Sindpd recebeu o Diploma de Honra ao Mérito pelo trabalho em defesa dos profissionais de TI ao longo da história do Sindicato. O secretário-geral do Sindpd, José Gustavo Oliveira, destacou o objetivo da diretoria de promover o desenvolvimento dos trabalhadores em Tecnologia da Informação. “Fazer 30 anos não é tão difícil, o mais difícil é conseguir manter tudo o que temos conquistado nesse período. E daqui para frente, temos de tentar uma coisa cada vez melhor, oferecer cada vez mais conquistas e vantagens para os trabalhadores da nossa categoria profissional”, afirmou.

Para Paulo Oliveira, presidente do Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio e em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e de Empresas de Serviços Contábeis de Presidente Prudente e Região (Seaac) e dirigente da CSB, a atuação do Sindpd nos momentos difíceis, como a greve da categoria em 2014, trouxe novos horizontes aos profissionais. “A diretoria conseguiu uma grande conquista que foi a proibição de os trabalhadores de serem demitidos durante a greve. Isso valoriza a categoria e permite trazer os resultados esperados”, lembrou.

IMG_3434

A história da regional de Presidente Prudente também foi lembrada pelo diretor Ademir Francisco dos Santos. “Destes 30 anos, há 22 estamos em Presidente Prudente. Nossa Convenção Coletiva de Trabalho, uma das quatro melhores do País, proporcionou a toda categoria PLR e vale-refeição. Isso é um orgulho muito grande para que possamos continuar o nosso trabalho sempre em benefício da nossa categoria”, comemorou o diretor.

Emocionado com o breve relato de sua trajetória, feito em vídeo durante a cerimônia, Antonio Neto recebeu das mãos do presidente da Sessão Solene, Izaque José da Silva (PSDB-SP), o diploma de cidadão prudentino e declarou aos dirigentes e trabalhadores presentes: “Isso não é para mim. É para o que eu represento: todos vocês”.

Além das autoridades e personalidades citadas, a mesa de trabalho da cerimônia também foi composta por João Antonio Nunes, vice-presidente do Sindpd; e Alvaro Egea, secretário-geral da Central dos Sindicatos Brasileiros.

Foram congraçados com o Diploma de Mérito o presidente do Sindpd, Antonio Neto; o vice-presidente, João Antonio Nunes; o secretário geral, José Gustavo Oliveira Netto; o secretário para assuntos de saúde, segurança e medicina do trabalho, Antonio Randolfo das Neves; o secretário de comunicação e imprensa, Joel Chnaiderman; o secretário de atividades sociais, esportes e lazer, Oscar de Azevedo Nolf; o secretário de finanças, Paulo Roberto de Oliveira; o secretário de relações sindicais, Ademir Francisco dos Santos; e o secretário de educação e cultura, Emerson Morresi.

Confira a galeria de fotos da Sessão Solene da Câmara de Presidente Prudente em homenagem ao Sindpd e a Antonio Neto

Compartilhe:

Leia mais
Encontro CSB China
CSB promove encontros com entidades sindicais chinesas em SP e RJ; inscreva-se
CSB-RS conselho plano rio grande
Reconstrução do RS: CSB toma posse como membro do Conselho do Plano Rio Grande
distribuição extra fgts
Após acordo com centrais, governo fará distribuição extra do FGTS aos trabalhadores
Sindpd=SP ganha premio no Sindimais
Projeto do Sindpd-SP vence prêmio de Inovação e Transformação Digital no SindiMais
protesto colete feminino vigilantes niteroi
Vigilantes de Niterói iniciam campanha por coletes apropiados para mulheres
discurso lula OIT
Em discurso na OIT, Lula destaca precarização e informalidade como desafios para justiça social
Antonio Neto CSB na OIT 12-06-24
Antonio Neto na OIT: novas tecnologias podem ser oportunidade para os trabalhadores
Centrais sindicais apresentam denúncia contra governo do Paraná à OIT
Centrais denunciam governo do PR na OIT por repressão de greve de professores
FGTS correção inflação decisão stf
Acordo entre centrais e AGU prevalece no STF: FGTS deverá ter correção mínima pela inflação
miguel torres discurso centrais sindicais oit
Centrais pedem fim do golpismo no Brasil em discurso dos trabalhadores na OIT