Câmara convida para a mostra “Dois de Julho e a Independência do Brasil na Bahia”

O Centro Cultural Câmara dos Deputados convida para a exposição que registra a participação dos baianos na luta pela emancipação política do Brasil.  Até 12 de agosto, servidores e visitantes poderão conferir a mostra “Dois de Julho e a Independência do Brasil na Bahia”, das 9 às 17 horas, no corredor de Acesso ao Plenário Ulysses Guimarães.

O destaque fica por conta das imagens em tamanho natural que retratam os fatos históricos da independência do Brasil omitidos pela história oficial e que registram a participação da Bahia na luta pela emancipação política do Brasil. O estado foi o principal palco das guerras da independência, local onde o conflito durou mais tempo (cerca de um ano e meio) e que mobilizou o maior contingente de pessoas. Foi lá também que o território brasileiro correu sério risco de fragmentar-se. Com a resolução do príncipe regente de permanecer no Brasil — desobedecendo às determinações das Cortes de Lisboa — e a tentativa frustrada do general Jorge de Avilez de levá-lo a Portugal, a metrópole portuguesa concentrou em Salvador todos os seus esforços militares. Havia interesse por parte de Portugal de dividir o Brasil em duas regiões: o sul e o sudeste permaneceriam sob a direção de Pedro; e o norte, sob o domínio português. Graças à luta dos baianos, isso não ocorreu e as tropas portuguesas foram expulsas definitivamente no dia 2 de julho de 1823.

As imagens foram cedidas por importantes instituições e museus da Bahia, como a Secretaria de Cultura, a Fundação Pedro Calmon, o Arquivo Público do Estado, a Biblioteca Pública do Estado, o Palácio Rio Branco, o Museu Imperial, o Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador, o Convento da Lapa,  o Museu Histórico Nacional e o Museu Paulista.

A exposição faz parte de uma série de eventos chamados “Histórias não Contadas“, por meio dos quais a Câmara dos Deputados resgata a memória de determinados fatos históricos não contados oficialmente nos livros didáticos e nas escolas.

SERVIÇO

Exposição Dois de Julho e a Independência do Brasil na Bahia

Local: Corredor de Acesso ao Plenário Ulysses Guimarães

Período: 24 de junho a 12 de agosto, de 9 às 17h

Visitação: todos os dias da semana e aos finais de semana, exceto nos dia 27 e 28 de junho

Entrada franca

Fonte: Câmara dos Deputados

Compartilhe:

Leia mais
sede inss brasília
Governo lança novo programa com gratificação a servidores para reduzir fila do INSS
eleições sindimvet
Sindimvet-SP chama profissionais para eleger nova diretoria do sindicato; vote aqui
plenaria classe trabalhadora
CSB convoca sindicatos para Plenária da Classe Trabalhadora em Brasília
suspensão processos pejotização gilmar mendes
Suspensão de processos sobre pejotização ameaça direito do trabalho no Brasil
reunião NR-1 geral
Governo adia nova regra que responsabiliza empresa sobre saúde mental do trabalhador
cassação glauber braga
O mandato de Glauber Braga e a responsabilidade das centrais sindicais
1o de maio shows sp
1º de Maio em São Paulo terá shows gratuitos com Fernando & Sorocaba e outros; veja agenda!
sindineves gcm
Sindineves denuncia Prefeitura de Ribeirão das Neves (MG) por conduta antissindical
mudança tabela imposto de renda 2025
Governo muda tabela do IR e renova isenção para até dois salários mínimos
repúdio arminio fraga congelar salário mínimo
CSB repudia fala de Armínio Fraga: congelar salário mínimo é condenar milhões à miséria