Central dos Sindicatos Brasileiros

Brasil é o quinto país que mais contratou em 12 meses

Brasil é o quinto país que mais contratou em 12 meses

O resultado brasileiro ocorreu em um cenário de baixo crescimento do PIB

Nos últimos 12 meses, 42% das empresas no Brasil contrataram novos profissionais, segundo dados do International Business Report (IBR) 2013 da Grant Thornton. Na lista global, que avalia 12.500 companhias privadas de 44 países, o Brasil ficou com o quinto maior nível de contratação no período, atrás de Índia (62%), Turquia (60%), Peru (57%) e Chile (43%). No ano anterior, o índice referente ao Brasil foi de 40%.

Em nota, Paulo Sergio Dortas, sócio-diretor da Grant Thornton do Brasil, comentou os números dizendo que o resultado brasileiro ocorreu em um cenário de baixo crescimento do PIB e atraso nas principais obras do país. Dessa forma, segundo ele, se o Brasil conseguir “romper essas barreiras que vêm paralisando as iniciativas de infraestrutura”, 2013 será mais um ano de recordes no país.

Na outra ponta da tabela, os países com menor índice de contratação foram Grécia, Espanha e Irlanda.

Por região, as que mais contrataram foram América Latina (35%) e os países dos BRICs (31%). Já quem menos recrutou foram as empresas da zona do euro (14%) – exceção para a Alemanha, onde 36% das companhias relataram ter contratado nos últimos 12 meses.

Ainda segundo o IBR, 24% dos empresários brasileiros ouvidos pretendem elevar os salários dos colaboradores acima da inflação nos próximos 12 meses. Quando também leva-se em conta o aumento em linha com a inflação, o número sobe para 88%. Suécia (42%), Chile (33%), Tailândia (27%), Índia e Peru (ambos com 26%) são os países onde mais empresários pretendem conceder aumentos reais a seus funcionários.

Fonte: Valor Econômico