Central dos Sindicatos Brasileiros

Benefício Emergencial para trabalhadores CLT, veja o que fazer se você não recebeu

Benefício Emergencial para trabalhadores CLT, veja o que fazer se você não recebeu

Alguns bancos estão devolvendo o benefício emergencial

Não é somente o auxílio emergencial que está gerando problemas de acesso entre os beneficiários. Muitos usuários do Twitter têm reclamado da ausência do pagamento das parcelas do Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm).

O prazo para o pagamento da primeira parcela varia de pessoa para pessoa, pois foi estabelecido que deve ser feito no prazo de até 30 dias úteis após a empresa informar o Ministério da Economia sobre:

  • a redução de jornada de trabalho e de salário;
  • a suspensão do contrato de trabalho;

Somente as pessoas que se enquadram em alguma das situações acima, aprovadas em Medida Provisória (MP) devido à pandemia do coronavírus, têm direito ao BEm.

O prazo não vem sendo respeitado devido a falhas no sistema, problema similar ao que ocorreu com o auxílio emergencial. Ambos os benefícios são pagos pelo mesmo aplicativo, o Caixa TEM.

Não recebi o BEm, o que eu faço?

Em primeiro lugar, é necessário confirmar se realmente o pagamento não foi feito. Existem poucas informações nos veículos de comunicação referentes ao benefício emergencial, cujo pagamento varia de pessoa para pessoa. O recebimento pode ser feito de três formas diferentes:

  • Na Poupança Social Digital do aplicativo Caixa TEM;
  • Após ser cadastrada uma conta bancária no app acima, o dinheiro pode ser depositado diretamente na conta bancária de outro banco que esteja cadastrada no Caixa TEM (atenção para a Poupança, pois algumas pessoas receberam nela ao invés da conta corrente);
  • Na Carteira BB;

Em alguns casos, as instituições financeiras (exceto Caixa e Banco do Brasil) estão fazendo a devolução do benefício por motivos desconhecidos. Assim, mesmo que uma conta bancária de um banco privado já esteja cadastrada para recebimento, é uma boa ideia verificar todas as possibilidades da lista acima pois o BEm pode estar em alguma delas.

Na página de informações da Carteira BB, o Banco do Brasil informa que caso a instituição bancária do beneficiário tenha devolvido o dinheiro, há a possibilidade do saldo estar no app da carteira digital.

O que é a Carteira BB?

A Carteira BB é a carteira digital do Banco do Brasil. Em molde similar ao aplicativo Caixa TEM, a carteira BB também é uma das soluções do governo para realizar pagamentos de benefícios. Com a Carteira BB é possível:

  • Receber os benefícios federais BEm e Brasil Conta Comigo;
  • Fazer pagamentos com QR Code;
  • Fazer saques em agências e caixas eletrônicos do Banco do Brasil;
  • Transferir os valores da conta para outras contas bancárias;

O download da Carteira BB está disponível para celulares smartphones Android e também para sistema operacional iOS.

Realmente não recebi o benefício emergencial. O que fazer?

Se de fato o governo não fez o pagamento, o beneficiário deverá fazer a consulta do status do seu BEm por meio:

Também vale conversar com o empregador para saber a data que as informações foram enviadas para o Ministério da Economia.

Qual a diferença entre o auxílio emergencial e o benefício emergencial?

Ambos os benefícios foram criados devido à crise do coronavírus, mas os perfis que esses incentivos econômicos atendem são diferentes:

  • auxílio emergencial: é voltado para profissionais autônomos e informais que não possuem Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) assinada e regulamentada pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT);
  • benefício emergencial: é voltado para profissionais com carteira assinada que tiveram o contrato de trabalho suspenso ou redução de jornada e de salário. Em ambos os casos, as decisões da empresa devem estar de acordo com as regras impostas pelo governo em meio à pandemia do coronavírus;

Via: Jornal Contabil