Atrações culturais enriquecem a programação do II Congresso da CSB

Destaque da noite do dia 25, Tambor de Crioula do Maranhão animou dirigentes sindicais de todo o Brasil; dança é reconhecida como patrimônio imaterial do País desde 2007

Além da intensa programação política que pautou o II Congresso da Central dos Sindicatos Brasileiros, o evento também foi marcado por variada atividade cultural durante os intervalos. No Centro de Convenções Ulysses Guimarães, dirigentes sindicais também puderam apreciar o artesanato mato-grossense, apresentações de danças regionais brasileiras e exposição de xilogravuras.

CSB_25.02 _baixa res (267)

Com o objetivo de promover a arte popular brasileira produzida pelos trabalhadores e trabalhadoras, o Congresso apresentou atrações das mais variadas manifestações artísticas, que despertaram o interesse dos congressistas em diversos momentos do evento, sejam espalhadas pelos stands ou no espaço destinado às refeições dos participantes.

No dia 24, a abertura das atividades culturais foi promovida pela banda Skema. O jantar do dia 25 contou com a apresentação de um grupo de chorinho, e o encerramento do Congresso foi realizado pela banda Caras e Bocas. Também aconteceram exposições culturais com grupos artísticos regionais de Brasília, que apresentaram o Tambor de Crioula do Maranhão e o bumba meu boi.

Raízes do Brasil

_MG_4791O Tambor de Crioula do Maranhão é uma forma de expressão de matriz afro-brasileira que envolve dança circular, canto e percussão de tambores. A dança foi reconhecida em 2007 como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Segundo o secretário de cultura da CSB eleito no II Congresso da Central, Antonio Machado, “manifestações dessa natureza devem e podem ocorrer sempre, pois o trabalhador e a trabalhadora têm muita arte para mostrar”.

“As apresentações foram momentos de cultura, confraternização, integração e participação de todos e todas. Eu pude apresentar junto à minha esposa, Milene Ferreira, duas danças: a valsa e o tango. No momento da valsa nós dançamos junto da bandeira da CSB como uma forma simbólica de estender o manto da Central a todos os dirigentes presentes”, afirmou Machado._MG_4793

O dirigente reafirmou a importância de manifestações culturais como estas acontecerem em todos os eventos da Central. “Uma das bandeiras da CSB será levar a transformação social a todos os recantos do País por meio da cultura e lutar pelos direitos trabalhistas. Quero fortalecer a cultura do Brasil e dos filhos dos trabalhadores abrindo escolas de formações culturais dentro dos sindicatos”, disse o secretário de cultura.

MG_4214Arte e luta

Durante o evento, autoridades e palestrantes foram presenteados com réplicas do quadro que Pablo Picasso ofereceu à Federação Sindical Mundial, em 1955, pelo décimo aniversário da FSM, feitas com a técnica de xilogravura pelo artista Airton Marinho. “Foi muito importante retratar a obra de um grande artista mundial e uma obra que representa a luta dos trabalhadores”, relatou o artista plástico.

Patrocínio e apoio

O II Congresso da CSB conta com o patrocínio e apoio do Governo Federal, do Governo de Brasília, do Ministério do Trabalho e Previdência Social, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação (Feittinf), do Serviço Social da Indústria (Sesi), da Caixa Seguradora e da empresa Ábaco Informática.

Compartilhe:

Leia mais
Campanha trabalho decente TST
Justiça do Trabalho faz campanha por trabalho decente e respeito a direitos básicos
Lula e Haddad isenção imposto de renda 5 mil
Haddad diz que já apresentou ideias para isentar IR até R$ 5 mil e aguarda aval de Lula
proposta acabar saque-aniversario fgts
Proposta para acabar com saque-aniversário do FGTS será apresentada este ano, diz Luiz Marinho
Presidente Femergs e ministro Carlos Lupi
Femergs fala com ministro Lupi sobre PEC que ameaça previdência de servidores municipais
Câmara aprova fim da desoneração da folha de pagamento
Câmara aprova projeto que dá fim gradual à desoneração da folha de pagamento
Fachada INSS Brasília
INSS informa mudanças para novos empréstimos consignados a partir de 2025
Decreto novas regras trabalhadores terceirizados
Governo muda regras para trabalhadores terceirizados na administração federal
Justiça condena conluio para fraudar cota pcd
Justiça condena trabalhador e empresa por conluio para burlar lei de cota para PCD
Desrespeito leis trabalhistas no Brasil
Saiba os direitos trabalhistas mais desrespeitados no Brasil, segundo o TST
fachada serpro greve
Greve no Serpro é encerrada após trabalhadores aceitarem acordo proposto pelo TST