Solenidade foi realizada para celebrar os 12 anos da criação da lei que regulamenta a profissão
A Assembleia Legislativa do Ceará realizou sessão solene, na noite do dia 12 de dezembro, em homenagem aos 12 anos da promulgação da lei 10.602/2002, que regulamenta a profissão de despachante documentalista e as atividades dos conselhos federal e regionais. O evento também homenageou o Sindicato dos Despachantes de Veículos do Estado do Ceará (SINDEVECE). A solenidade foi proposta pelo deputado Neto Nunes (PMDB). A CSB foi representada por Francisco Moura e Cezario Oliveira.
O presidente do SINDEVECE, Sergio Holanda, recebeu uma placa em homenagem as lutas do sindicato. De acordo com o deputado Neto Nunes, ao longo dos 12 anos da promulgação da lei 10.602/200 grandes avanços foram conquistados pela categoria dos profissionais despachantes documentalistas, com um sindicato forte e atuante e os conselhos sempre desempenhando suas atividades em benefício da categoria.
O despachante documentalista é o profissional que pode desenvolver suas atividades junto aos órgãos de trânsito (Detrans), agenciando documentos de veículos. Ele pode também agenciar documentos junto a órgãos municipais, estaduais e federais, desde que não dependam da exigência de outra profissão.