Central dos Sindicatos Brasileiros

Arnold Classic Brasil 2014: Federação Brasileira de Pole Dance organiza III Pole World Cup

Arnold Classic Brasil 2014: Federação Brasileira de Pole Dance organiza III Pole World Cup

Paralelo às competições acontece a maior feira de nutrição esportiva, lutas, performance e de fitness do país

De hoje a 27 de abril, o Rio de Janeiro recebe, mais precisamente no Riocentro, o maior evento multiesportivo do mundo: Arnold Classic Brasil 2014. Idealizado pelo ator, político e ex-fisiculturista Arnold Schwarzenegger. Paralela às competições, acontece a maior feira de nutrição esportiva, lutas, performance e de fitness do País.

O Pole Dance, uma das modalidades em destaque do evento de Arnold, sediará III Pole World Cup, terceiro campeonato mundial de pole. Serão 158 atletas, de 25 países. Vanessa Costa, presidente da Federação Brasileira de Pole Dance e idealizadora do campeonato, faz parte do júri.

Segundo Vanessa Costa, a participação do Pole Dance, pelo segundo ano consecutivo, no maior evento multiesportivo do mundo é mais um passo para o reconhecimento da atividade profissional. “O Brasil já faz parte do calendário desse grandioso evento. Somos excelência no pole no sentido técnico, e, com o apoio da CSB, nossa organização classista está fortalecida. Estamos no caminho certo para o reconhecimento da categoria, concluiu.

A Pole World Cup foi o primeiro campeonato mundial de pole dance realizado nas Américas e o primeiro do mundo a utilizar um código de arbitragem e movimentos específicos para o pole, com regras objetivas e características desportivas.

Em 2011, atletas de 14 países vieram ao Brasil, e em 2012, foram 26 países. Ambas as edições foram realizadas na cidade do Rio de Janeiro, sendo sediadas em clubes tradicionais da cidade. A primeira foi realizada no Clube Hebraica, em Laranjeiras, e a segunda na Casa de España, no Humaitá.

Novidades da III Pole World Cup:

• Lançamento da Federação Internacional de Pole Dance (Organização Internacional de Pole com a união de Brasil, Alemanha e Japão);

•Lançamento da categoria masculina com código de arbitragem específico;
• Lançamento da categoria master feminina, acima de 45 anos;

Serão 25 países, dentre eles já confirmados estão: Coréia do Sul, França, Alemanha, Suíça, Chile, China, Japão, Reino Unido, Nova Zelândia, Africa do Sul. Argentina, Venezuela, Colômbia, Canadá.

Mais de 100 atletas disputarão as seguintes categorias:

– Feminino (Amador e Profissional)

– Masculino (Profissional)

– Master Feminino (Mulheres acima de 45 anos)

Fonte – CSB-RJ

Fabio Pequeno