Antonio Neto recebe representantes dos movimentadores de mercadoria de Minas Gerais

Sintramov  e Fetramov/MG pediram o apoio da CSB para projeto que visa a conscientização dos trabalhadores a respeito da importância do contrato formal de trabalho

O presidente da CSB, Antonio Neto, recebeu em São Paulo a visita de Marconi Matereli Câmpara, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral de Contagem, Betim e Região (Sintramov), e Teovaldo José Aparecido, presidente da Federação dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral de Minas Gerais (Fetramov/MG), para debater as necessidades da categoria.

Os representantes dos movimentadores de mercadoria pediram o apoio da CSB para a implementação do projeto Carga Pesada em todo território nacional. O programa tem como objetivo retirar da informalidade os trabalhadores da categoria.

O projeto é gerido pela da Coordenadoria de Combate a Fraudes nas Relações de Trabalho (Conafret) do Ministério Público do Trabalho. O Sintramov implementou o programa no Ceasa Minas no início de 2015 e teve o apoio da Fetramov/MG. As ações do sindicato visam a conscientização dos trabalhadores a respeito da importância do contrato formal de trabalho, como instrumento de proteção da relação de emprego.  Além disso, houve a implementação, dentro do Ceasa, de um consultório odontológico móvel para atendimentos de trabalhadores avulsos.

A CSB contribuiu com o apoio à impressão e divulgação de uma cartilha educativa sobre os direitos trabalhistas dos movimentadores de mercadorias.  O trabalho desenvolvido pelo sindicato no entreposto de Contagem será usado como plano piloto nas demais Ceasas do País, e a próxima unidade a aderir será a do Distrito Federal.

O objetivo do Sintramov e da Fetramov/MG é que esta cartilha produzida com o apoio da Central dos Sindicatos Brasileiros chegue a todos os movimentadores de mercadoria, pois só assim a Lei 12.023/2009, segundo a qual a contratação de profissionais avulsos pelas empresas deve ter intermediação obrigatória do sindicato, será cumprida e os trabalhadores terão seus direitos assegurados.

Em Minas Gerais, cerca dez municípios do norte do Estado já assinaram o termo de cooperação técnica com o Ministério Público do Trabalho para implantar projetos de combate a irregularidades trabalhistas. Ao todo, o MPT irá adotar 46 ações de prevenção a acidentes de trabalho e combate a irregularidades, como trabalho infantil e discriminação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Sintramov de Contagem firma parceria com MPT para combater informalidade no Ceasa

Compartilhe:

Leia mais
mpt-recomendacoes-questoes-trabalhistas-enchentes-no-rs
MPT orienta sobre questões trabalhistas relacionadas às enchentes no RS
xr:d:DAFqV4cl1zo:2,j:5154768171620944151,t:23080123
Nota da CSB: Sem olhar para o horizonte, trabalhadores vão pagar a conta
mobilizacao-da-csb-rs-e-sindicatos-para-ajudar-vitimas-das-enchentes
Mobilização da CSB-RS e sindicatos pelas vítimas das enchentes segue a todo vapor
enchentes-no-rs-sindicatos-de-presidente-prudente-arrecadam-doacoe
Enchentes no RS: Sindicatos de Presidente Prudente arrecadam doações para vítimas
trabalhadores-rurais-pautas-incra-e-ministerio-da-previdencia
CSB e trabalhadores rurais discutem pautas com Incra e Ministério da Previdência
Simone-Tebet-e-Fernando-Haddad-desvinculacao-aposentadoria-salario-minimo
Sindicatos repudiam ideia de desvincular aposentadoria do salário mínino
desoneracao-da-folha-de-pagamento-sera-extinta-ate-2028
Desoneração da folha de pagamento será gradualmente extinta até 2028
atingidos-por-enchentes-no-rs-terao-recursos-extras
Atingidos por enchentes no RS terão recursos extras: abono salarial, IR e outros; saiba
sindpd-sp-denuncia-grupo-sankhya-pejotizacao
Sindpd-SP denuncia Grupo Sankhya por pejotização de trabalhadores
sesi-decide-enviar-65-milhoes-de-ajuda-ao-rs
Conselho do Sesi decide enviar R$ 65 milhões de ajuda ao Rio Grande do Sul