Antonio Neto recebe representantes dos movimentadores de mercadoria de Minas Gerais

Sintramov  e Fetramov/MG pediram o apoio da CSB para projeto que visa a conscientização dos trabalhadores a respeito da importância do contrato formal de trabalho

O presidente da CSB, Antonio Neto, recebeu em São Paulo a visita de Marconi Matereli Câmpara, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral de Contagem, Betim e Região (Sintramov), e Teovaldo José Aparecido, presidente da Federação dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral de Minas Gerais (Fetramov/MG), para debater as necessidades da categoria.

Os representantes dos movimentadores de mercadoria pediram o apoio da CSB para a implementação do projeto Carga Pesada em todo território nacional. O programa tem como objetivo retirar da informalidade os trabalhadores da categoria.

O projeto é gerido pela da Coordenadoria de Combate a Fraudes nas Relações de Trabalho (Conafret) do Ministério Público do Trabalho. O Sintramov implementou o programa no Ceasa Minas no início de 2015 e teve o apoio da Fetramov/MG. As ações do sindicato visam a conscientização dos trabalhadores a respeito da importância do contrato formal de trabalho, como instrumento de proteção da relação de emprego.  Além disso, houve a implementação, dentro do Ceasa, de um consultório odontológico móvel para atendimentos de trabalhadores avulsos.

A CSB contribuiu com o apoio à impressão e divulgação de uma cartilha educativa sobre os direitos trabalhistas dos movimentadores de mercadorias.  O trabalho desenvolvido pelo sindicato no entreposto de Contagem será usado como plano piloto nas demais Ceasas do País, e a próxima unidade a aderir será a do Distrito Federal.

O objetivo do Sintramov e da Fetramov/MG é que esta cartilha produzida com o apoio da Central dos Sindicatos Brasileiros chegue a todos os movimentadores de mercadoria, pois só assim a Lei 12.023/2009, segundo a qual a contratação de profissionais avulsos pelas empresas deve ter intermediação obrigatória do sindicato, será cumprida e os trabalhadores terão seus direitos assegurados.

Em Minas Gerais, cerca dez municípios do norte do Estado já assinaram o termo de cooperação técnica com o Ministério Público do Trabalho para implantar projetos de combate a irregularidades trabalhistas. Ao todo, o MPT irá adotar 46 ações de prevenção a acidentes de trabalho e combate a irregularidades, como trabalho infantil e discriminação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Sintramov de Contagem firma parceria com MPT para combater informalidade no Ceasa

Compartilhe:

Leia mais
Assédio eleitoral trabalhador indenização
Assédio eleitoral: trabalhador demitido por negar apoio a Bolsonaro será indenizado
Lula precisa dar mais segurança aos trabalhadores
Governo Lula precisa honrar seus compromissos e dar mais segurança aos trabalhadores
Golpe internet indenização trabalhista
Justiça alerta para novo golpe sobre pagamento de indenizações trabalhistas
ataque israel líbano beirute 2024
Nota: centrais pedem diálogo pela paz em meio à escalada de conflitos pelo mundo
greve trabalhadores portos estados unidos
Presidente Biden apoia greve de portuários: "empresas devem dividir lucros recordes"
CSB inauguração sala darcy ribeiro puc sp
Com apoio da CSB, sala em homenagem a Darcy Ribeiro é inaugurada na PUC-SP
empregos na industria brasileira 2024
Criação de empregos na indústria cresce 83% em 2024, com 344 mil novos postos
diretoria eleita sindpd-sp
Justiça aponta mentiras de militantes da UP e confirma lisura da eleição do Sindpd-SP
Resolução CNJ veta questionamento acordos justiça do trabalho
CNJ veda questionamento de acordos homologados pela Justiça do Trabalho
Greve portuários EUA ILA union
Portuários dos EUA entram em greve pela 1ª vez em quase 50 anos e paralisam 36 portos