Antonio Neto recebe representantes dos movimentadores de mercadoria de Minas Gerais

Sintramov  e Fetramov/MG pediram o apoio da CSB para projeto que visa a conscientização dos trabalhadores a respeito da importância do contrato formal de trabalho

O presidente da CSB, Antonio Neto, recebeu em São Paulo a visita de Marconi Matereli Câmpara, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral de Contagem, Betim e Região (Sintramov), e Teovaldo José Aparecido, presidente da Federação dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral de Minas Gerais (Fetramov/MG), para debater as necessidades da categoria.

Os representantes dos movimentadores de mercadoria pediram o apoio da CSB para a implementação do projeto Carga Pesada em todo território nacional. O programa tem como objetivo retirar da informalidade os trabalhadores da categoria.

O projeto é gerido pela da Coordenadoria de Combate a Fraudes nas Relações de Trabalho (Conafret) do Ministério Público do Trabalho. O Sintramov implementou o programa no Ceasa Minas no início de 2015 e teve o apoio da Fetramov/MG. As ações do sindicato visam a conscientização dos trabalhadores a respeito da importância do contrato formal de trabalho, como instrumento de proteção da relação de emprego.  Além disso, houve a implementação, dentro do Ceasa, de um consultório odontológico móvel para atendimentos de trabalhadores avulsos.

A CSB contribuiu com o apoio à impressão e divulgação de uma cartilha educativa sobre os direitos trabalhistas dos movimentadores de mercadorias.  O trabalho desenvolvido pelo sindicato no entreposto de Contagem será usado como plano piloto nas demais Ceasas do País, e a próxima unidade a aderir será a do Distrito Federal.

O objetivo do Sintramov e da Fetramov/MG é que esta cartilha produzida com o apoio da Central dos Sindicatos Brasileiros chegue a todos os movimentadores de mercadoria, pois só assim a Lei 12.023/2009, segundo a qual a contratação de profissionais avulsos pelas empresas deve ter intermediação obrigatória do sindicato, será cumprida e os trabalhadores terão seus direitos assegurados.

Em Minas Gerais, cerca dez municípios do norte do Estado já assinaram o termo de cooperação técnica com o Ministério Público do Trabalho para implantar projetos de combate a irregularidades trabalhistas. Ao todo, o MPT irá adotar 46 ações de prevenção a acidentes de trabalho e combate a irregularidades, como trabalho infantil e discriminação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Sintramov de Contagem firma parceria com MPT para combater informalidade no Ceasa

Compartilhe:

Leia mais
4 encontro sindical fespume-es
Federação dos Servidores Municipais do ES (Fespume-ES) realiza 4º Encontro Sindical
aumento emprego entre mulheres
Número de mulheres com carteira assinada aumenta 45% em um ano
nota centrais sindicais contra plano golpista
Nota das centrais sindicais: "União contra o golpismo e pela democracia"
Antonio Neto Sindis
Antonio Neto: Sindicatos devem aproveitar tecnologias e se adaptar para sobreviver
empresa obriga mãe voltar ao trabalho recém-nascido
Empresa é condenada por obrigar mãe a voltar ao trabalho uma semana após dar à luz
semana 4 dias de trabalho aumento produtividade
Empresa aumenta em 20% a produtividade ao adotar semana de 4 dias; Brasil testou modelo
Antonio Neto 3 congresso cspm
3º Congresso da CSPM: Antonio Neto fala sobre necessidade de adaptação dos sindicatos
escala 6x1 prejudica saúde mental
Escala 6x1 prejudica saúde mental e produtividade dos trabalhadores, diz especialista
ministra esther dweck defende estabilidade do servidor público
Estabilidade do servidor é pilar de defesa do Estado, diz Esther Dweck em resposta à Folha
CSB no G20 Social
CSB defende fim da escala 6x1 e proteção aos direitos dos trabalhadores no G20 Social