Central dos Sindicatos Brasileiros

9 de setembro – Dia do Administrador

9 de setembro – Dia do Administrador
CSB reconhece a importância da categoria para todos os setores da sociedade e afirma o compromisso pela manutenção e ampliação dos direitos aos administradores e administradoras brasileiros

 

No próximo domingo (9), de acordo com o Conselho Federal de Administração (CFA), cerca de um milhão e meio de bacharéis em todo o Brasil irão comemorar o Dia do Administrador. O País tem quase 385 mil profissionais da área no mercado.

De acordo com o mais recente estudo do CFA, de 2015, a maioria dos profissionais é homem, casado, possui dependente, tem de 31 a 35 anos e é formado em universidade particular. De modo geral, atua como gerente ou analista nas áreas de administração e de planejamento estratégico e possui carteira profissional assinada. Em 1994, as administradoras representavam 21% do total de profissionais. No ano do levantamento, elas eram 34%.

Ainda segundo a pesquisa, mais de 46% dos profissionais trabalham nas grandes áreas funcionais da administração, ou seja, em administração geral, finanças, vendas e recursos humanos.

No entendimento do presidente do Sindicato dos Administradores de Minas Gerais e do Conselho Regional de Administração do estado, Antônio Eustáquio Barbosa, um dos grandes desafios da categoria é a valorização profissional. “Alguns profissionais não enxergam a necessidade de se valorizar, valorizar a profissão, o registro profissional. Com isso, o mercado acaba refletindo um pouco esse comportamento. Nas pesquisas feitas [pelos conselhos da categoria] desde 2003, foram relatados alguns casos de administradores submetidos à realização de atividades não compatíveis com o seu nível profissional, e outros que citavam o recebimento de salários com valores abaixo dos de outras categorias”, pontuou.

“Em 2015, foram feitas discretas menções dessas ocorrências, o que permite concluir que houve um ajustamento natural do mercado, além do bom trabalho de fiscalização do exercício da profissão que deve ter colaborado para reduzir tais ocorrências”, completou.

Conforme divulgou o Guia das Carreiras do portal G1, a administração é a segunda carreira com maior número de matrícula nas universidades. Nós últimos 15 anos, o acumulado de formandos a cada ano aumentou de 35.149 para 99.216, um crescimento de 182%.

Apesar da alta procura por parte dos universitários, os cursos têm sido criticados por muitos especialistas, como o secretário de Organização e Mobilização da CSB, tesoureiro da Federação Brasileira dos Administradores (FEBRAD) e presidente do Sindicato dos Administradores de Santos (SINASA), Itamar Revoredo Kunert. “É extremamente preocupante a qualidade de ensino nas universidades do Brasil, precisamos melhorar”, afirmou.

O dirigente também classificou como problema grave o baixo índice de administradores por formação da administração pública e reiterou que a falha gera “sérios problemas de gestão em órgãos internos”.

Para Antônio Eustáquio Barbosa, uma gestão estratégica e responsável é uma das grandes estratégias de sucesso de companhias públicas e privadas. “Uma empresa ou um órgão público bem administrado, com gestores éticos, preocupados com o lucro, mas também com a gestão de pessoas, logística reversa, ecologia empresarial, gera grandes avanços econômicos, bem como sociais”, ressaltou.

O dirigente afirmou ainda que um “país, município ou estado bem administrado inibe a corrupção e o desperdício de dinheiro público, que poderia ser utilizado em melhores investimentos e retorno para a sociedade e, consequente, crescimento econômico”.

O dia do administrador coincide com a assinatura da Lei nº 4769 de 9 de setembro de 1965, que criou e regulamentou a profissão.

Mensagem aos administradores de Itamar Revoredo Kunert – Essa data marca uma fase difícil para o Brasil. Neste momento, precisamos fazer a nossa parte. Em outubro, valorizem o seu voto, analise os candidatos à Presidência, mas não esqueçam também de escolher seus senadores e seus deputados federais, pois eles formam o nosso Congresso e, assim, a democracia terá andamento. Esperamos ter um Brasil diferente após outubro. E depende de nós, colegas, que o Brasil seja um país de seu povo. Parabéns aos administradores e administradoras brasileiros.

Mensagem aos administradores de Antônio Eustáquio Barbosa – “A todos os profissionais de administração, o que mais desejo é que tomem em suas mãos, a sua profissão. Ela foi a sua escolha, talvez uma das mais importantes em sua vida, portanto, apodere-se dela, valorize-a, mostre sua importância! Um feliz dia do profissional de administração a todos que abraçaram essa profissão, que há 53 anos vêm fazendo da administração uma ciência cada vez mais importante e necessária à vida de todos. Meus parabéns!”.