9 de setembro: Dia do Administrador

CSB homenageia a categoria que ajuda a desenvolver a economia do Brasil

Os administradores celebram em 9 de setembro os 51 anos da regulamentação da profissão pela Lei 4.769/1965. A data celebra os profissionais responsáveis por administrar os recursos financeiros, físicos, tecnológicos e humanos de uma empresa. Atualmente, o Brasil conta com cerca de 1,4 milhão de administradores titulados e 338 mil que possuem registro no Conselho Federal de Administração (CFA), dos quais 54% são mulheres, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Além disso, 22% dos universitários brasileiros optam pela carreira, segundo o Guia do Estudante.

O presidente da CSB e administrador, Antonio Neto, ressalta que os administradores têm outra forma de encarar o mundo. “Eles lutam para criar a riqueza que ainda não temos. Esses profissionais são fundamentais para o crescimento econômico de uma nação. Os países que mais crescem no mundo são os que possuem administradores em cargos públicos”, disse.

Segundo João Alberto Araújo Fernandes, presidente do Sindicato dos Administradores no Rio Grande do Sul (Sindaergs) e vice-presidente da CSB, apresenta exemplo de má administração no cenário nacional. “Inicialmente uma crise econômica causada por políticas públicas equivocadas, que não atendem aos verdadeiros interesses da população. Estes problemas foram gerados por má administração. Nós, administradores, deveríamos ter um papel muito mais relevante, pois nossos problemas são causados, muito mais, por má gestão, do que por outros fatores. É bom lembrar que a corrupção, nosso maior flagelo, é fruto direto de uma administração sem controle e fiscalização”, afirma.

O dirigente afirma que o administrador é uma dar profissões mais dignas que existem. “Somos representados por milhões de profissionais, que dedicam seus melhores esforços para tornar o Brasil uma nação mais próspera”, avaliou Fernandes.

Para Itamar Revoredo Kunert, secretário de Organização e Mobilização da CSB e tesoureiro da Federação Brasileira dos Administradores (FEBRAD), o Brasil precisa ter mais administradores dentro do poder público e em cargos públicos. “Além disso, precisamos ter mudanças nos currículos das universidades. Precisam ser incluídas disciplinas que foquem na administração pública. O administrador pode mudar o atual sistema político e melhorar a gestão de recursos públicos”, disse.

A CSB parabeniza os administradores por contribuírem de maneira tão profunda para o desenvolvimento do País.

Compartilhe:

Leia mais
Camara aprova teto salario minimo e mudança bpc
Corte de gastos: Câmara aprova teto para aumento do salário mínimo e mudança no BPC
CSB na Secretaria nacional da juventude conjuve
CSB assume cadeira no Conjuve, conselho que debate políticas públicas para a juventude
codefat aprova calendario pagamento abono salarial 2025
Conselho aprova calendário de pagamento do Abono Salarial para 2025; confira datas
regras aposentadoria 2025 reforma da previdência
Haverá ajuste na idade para pedir aposentadoria em 2025; entenda as novas regras da previdência
Câmara aprova fim da desoneração da folha de pagamento
Câmara aprova imposto mínimo de 15% sobre lucro de multinacionais, seguindo padrão da OCDE
aumento salário mínimo 1954 getúlio vargas
O que aconteceu no Brasil depois que Getúlio aumentou em 100% o salário mínimo
Fachada tst
TST derruba regra da reforma trabalhista que limitava acesso à Justiça gratuita; entenda
trabalhadora obrigada a mostrar os seios
Empresa é condenada a indenizar trabalhadora obrigada a mostrar os seios para superior
paralisação sindimetropolinato ônibus porto alegre
Rodoviários da região de Porto Alegre paralisam atividades por reajuste salarial não pago
Flavio Dino e Rubens Paiva
Lembrando Rubens Paiva, Dino defende que Lei da Anistia não se aplica a ocultação de cadáver