8 de março: Uma data para celebrar a luta das nossas trabalhadoras guerreiras

Companheiras, a busca das mulheres por igualdade e respeito sempre esteve diretamente ligada à defesa dos direitos das classes trabalhadoras. Mas, mesmo com tantos esforços, infelizmente, ainda podemos perceber diariamente o preconceito e a discriminação sofrida pelas mulheres no mercado de trabalho, principalmente no que se refere à questão da remuneração.

Neste 8 de março, precisamos, mais do que nunca, resgatar o verdadeiro significado desta data. Mais do que lembrar e homenagear as mulheres, é preciso promover um debate sobre as desigualdades e opressões enfrentadas, por cada uma de nós, mesmo nos dias atuais, em uma sociedade fortemente machista. São inúmeras dificuldades encontradas diariamente, como a violência, a falta de oportunidades e a desigualdade no mercado de trabalho, entre outros desafios. É necessário entender que cada uma de nós possui um papel muito importante na luta para que as opressões não mais ocorram. Devemos exaltar as conquistas alcançadas até aqui, mas, principalmente, seguir lutando para que os nossos direitos sejam cada vez mais ampliados e legitimados em todas as áreas.

Como mulheres, mães e trabalhadoras, participantes ativas na construção da nossa sociedade, não podemos nos calar diante das injustiças enfrentadas. Precisamos unir forças para acabar com todas as atitudes que possam ir contra os nossos direitos. É certamente uma caminhada árdua, mas que ganhará ainda mais força a partir da nossa união.

Nesta data, desejamos que a nossa luta se fortaleça cada vez mais, e que a vontade de ir além possa sempre permanecer, mesmo diante dos mais diversos obstáculos que possamos ter pela frente.

O SISIPSEMG parabeniza todas as companheiras pela garra, sabedoria e força. Vocês são grandes fontes de aprendizado para toda a nossa sociedade. Desejamos ainda, que todas nós possamos ter sempre mais motivos para celebrar essa data, e que sejamos cada vez mais reconhecidas pelas nossas qualidades, como realmente deve ser.

Abraços!

Secretaria da Mulher Trabalhadora – CSB

Compartilhe:

Leia mais
Sticmpel campanha salarial 2024-2025
Trabalhadores da Construção e Mobiliário de Pelotas iniciam campanha salarial 2024/2025
Apoio Financeiro a trabalhadores empresas calamidade RS
Governo abre cadastro para Apoio Financeiro a trabalhadores atingidos por calamidade no RS
reunião centrais rs e oit
Centrais e OIT discutem impacto das enchentes no mercado de trabalho do RS
plano erradicação trabalho escravo será atualizado
Plano Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo será atualizado após 16 anos
podcast fetrarod
Fetrarod lança podcast para discutir temas de interesse dos rodoviários; assista aqui
Manifesto contra PL do estupro
Mulheres sindicalistas divulgam manifesto contra PL do Estupro (PL 1904/24)
Nota das centrais selic
Centrais pedem redução dos juros: "por desenvolvimento com justiça social"
lula critica campos neto
Lula diz que Campos Neto tem lado político e trabalha para prejudicar o país
campos neto presidente bc
Procurador pede investigação sobre influência de bancos na definição dos juros pelo BC
Encontro CSB China
CSB promove encontros com entidades sindicais chinesas em SP e RJ; inscreva-se