Central dos Sindicatos Brasileiros

5ª edição dos Jogos dos Contabilistas reúne 500 profissionais no Rio Grande do Sul

5ª edição dos Jogos dos Contabilistas reúne 500 profissionais no Rio Grande do Sul

Com apoio da CSB, evento teve a participação de trabalhadores de quatro estados

Cerca de 500 profissionais de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Pernambuco participaram da 5ª edição do Jocobras (Jogos dos Contabilistas Brasileiros), de 26 a 28 de maio, em Caxias do Sul (RS). O evento foi organizado pela Federação dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Estado do Rio Grande do Sul (Federacon RS), com o apoio da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB).

Os trabalhadores dos quatro estados participaram de disputas em dez modalidades esportivas: bocha, bolão, canastra, futebol suíço, futsal, tênis simples, tênis em duplas, vôlei de quadra, vôlei de praia feminino e vôlei de praia masculino.

Federacon3Ao término dos três dias de competições, com a somatória dos pontos obtidos em cada uma das modalidades, o torneio foi vencido pelo Paraná. As equipes de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Pernambuco ocuparam, respectivamente, o segundo, terceiro e quarto lugares na classificação final.

Além da integração esportiva, o Jocobras se consolidou como uma importante ferramenta para trocas de experiências entre os contabilistas de diferentes regiões e estados, na avaliação de Sergio Gilberto Dienstmann, vice-presidente da CSB e integrante da diretoria da Federacon RS.

“O fundamental é a troca de experiências, a integração e a convivência”, ressalta o vice-presidente. “Unir as pessoas, permitir a participação cultural e esportiva são também prerrogativas de uma entidade sindical”, afirmou.

Embora seja realizado em apenas três dias, o evento mobiliza os trabalhadores durante todo o ano. Isso ocorre porque os estados participantes do Jocobras promovem competições internas envolvendo os sindicatos locais. Os vencedores desses torneios estaduais são, então, escolhidos para representar o estado na disputa nacional.

No caso do Rio Grande do Sul, por exemplo, o encontro estadual dos contabilistas já é bastante tradicional e ocorre há 32 anos, de acordo com Dienstmann. “Aqui no Rio Grande do Sul nós também abrimos espaço para a participação dos dependentes dos profissionais, o que torna o evento uma grande integração familiar”, disse.

Mais estados em 2018

Federacon2Dienstmann também destacou o auxílio da CSB na realização do Jocobras. “Organizar um evento desse porte não é uma tarefa fácil, por isso foi fundamental o apoio da Central”, afirmou.

Os Jogos dos Contabilistas Brasileiros são disputados a cada dois anos. A próxima edição, em 2018, ocorrerá em Santa Catarina, em um município que ainda será definido. Os organizadores trabalham para atrair mais estados. Em Minas Gerais, os contabilistas já se uniram para a realização da disputa estadual, o que permitirá ao estado indicar representantes para a competição nacional de 2018.

Todos os sindicatos de contabilistas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, bem como as respectivas federações estaduais (Federacon RS e Fecontesc), são filiados à CSB.

Fotos: Federacon RS