5ª edição dos Jogos dos Contabilistas reúne 500 profissionais no Rio Grande do Sul

Com apoio da CSB, evento teve a participação de trabalhadores de quatro estados

Cerca de 500 profissionais de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Pernambuco participaram da 5ª edição do Jocobras (Jogos dos Contabilistas Brasileiros), de 26 a 28 de maio, em Caxias do Sul (RS). O evento foi organizado pela Federação dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Estado do Rio Grande do Sul (Federacon RS), com o apoio da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB).

Os trabalhadores dos quatro estados participaram de disputas em dez modalidades esportivas: bocha, bolão, canastra, futebol suíço, futsal, tênis simples, tênis em duplas, vôlei de quadra, vôlei de praia feminino e vôlei de praia masculino.

Federacon3Ao término dos três dias de competições, com a somatória dos pontos obtidos em cada uma das modalidades, o torneio foi vencido pelo Paraná. As equipes de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Pernambuco ocuparam, respectivamente, o segundo, terceiro e quarto lugares na classificação final.

Além da integração esportiva, o Jocobras se consolidou como uma importante ferramenta para trocas de experiências entre os contabilistas de diferentes regiões e estados, na avaliação de Sergio Gilberto Dienstmann, vice-presidente da CSB e integrante da diretoria da Federacon RS.

“O fundamental é a troca de experiências, a integração e a convivência”, ressalta o vice-presidente. “Unir as pessoas, permitir a participação cultural e esportiva são também prerrogativas de uma entidade sindical”, afirmou.

Embora seja realizado em apenas três dias, o evento mobiliza os trabalhadores durante todo o ano. Isso ocorre porque os estados participantes do Jocobras promovem competições internas envolvendo os sindicatos locais. Os vencedores desses torneios estaduais são, então, escolhidos para representar o estado na disputa nacional.

No caso do Rio Grande do Sul, por exemplo, o encontro estadual dos contabilistas já é bastante tradicional e ocorre há 32 anos, de acordo com Dienstmann. “Aqui no Rio Grande do Sul nós também abrimos espaço para a participação dos dependentes dos profissionais, o que torna o evento uma grande integração familiar”, disse.

Mais estados em 2018

Federacon2Dienstmann também destacou o auxílio da CSB na realização do Jocobras. “Organizar um evento desse porte não é uma tarefa fácil, por isso foi fundamental o apoio da Central”, afirmou.

Os Jogos dos Contabilistas Brasileiros são disputados a cada dois anos. A próxima edição, em 2018, ocorrerá em Santa Catarina, em um município que ainda será definido. Os organizadores trabalham para atrair mais estados. Em Minas Gerais, os contabilistas já se uniram para a realização da disputa estadual, o que permitirá ao estado indicar representantes para a competição nacional de 2018.

Todos os sindicatos de contabilistas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, bem como as respectivas federações estaduais (Federacon RS e Fecontesc), são filiados à CSB.

Fotos: Federacon RS

Compartilhe:

Leia mais
Camara aprova teto salario minimo e mudança bpc
Corte de gastos: Câmara aprova teto para aumento do salário mínimo e mudança no BPC
CSB na Secretaria nacional da juventude conjuve
CSB assume cadeira no Conjuve, conselho que debate políticas públicas para a juventude
codefat aprova calendario pagamento abono salarial 2025
Conselho aprova calendário de pagamento do Abono Salarial para 2025; confira datas
regras aposentadoria 2025 reforma da previdência
Haverá ajuste na idade para pedir aposentadoria em 2025; entenda as novas regras da previdência
Câmara aprova fim da desoneração da folha de pagamento
Câmara aprova imposto mínimo de 15% sobre lucro de multinacionais, seguindo padrão da OCDE
aumento salário mínimo 1954 getúlio vargas
O que aconteceu no Brasil depois que Getúlio aumentou em 100% o salário mínimo
Fachada tst
TST derruba regra da reforma trabalhista que limitava acesso à Justiça gratuita; entenda
trabalhadora obrigada a mostrar os seios
Empresa é condenada a indenizar trabalhadora obrigada a mostrar os seios para superior
paralisação sindimetropolinato ônibus porto alegre
Rodoviários da região de Porto Alegre paralisam atividades por reajuste salarial não pago
Flavio Dino e Rubens Paiva
Lembrando Rubens Paiva, Dino defende que Lei da Anistia não se aplica a ocultação de cadáver