Central dos Sindicatos Brasileiros

2º Lote da Restituição do Imposto de Renda 2020; confira a lista

2º Lote da Restituição do Imposto de Renda 2020; confira a lista

A Receita Federal paga na terça-feira, 30 de junho, o 2º lote das restituições do do Imposto de Renda de Pessoa Física 2020, relativo ao ano-base 2019.

As consultas podem ser feitas por meio da página da Receita na internet ou pelo telefone 146. O órgão disponibiliza, ainda, um aplicativo para tablets e smartphones para consultar as informações sobre a restituição do IR e a situação cadastral no CPF.

Como em anos anteriores, o primeiro lote do IR contemplou contribuintes que têm prioridade legal no recebimento das restituições, sendo 133.171 idosos acima de 80 anos, 710.275 contribuintes entre 60 e 79 anos e 57.631 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.

Neste ano, o pagamento das restituições do IR estão sendo pagos antes mesmo do fim do prazo de entrega do Imposto de Renda, que foi estendido para 30 de junho por conta da pandemia do novo coronavírus. É a primeira vez que as restituições começam a ser pagas ainda durante o prazo de transmissão das declarações.

A Receita Federal usa como prioridade para pagamento da restituição os seguintes critérios:

Parágrafo único. Será obedecida a seguinte ordem de prioridade para recebimento da restituição do imposto de renda:

I – idosos, nos termos definidos pelo inciso IX do § 1o do art. 3o da Lei no10.741, de 1o de outubro de 2003;

II – contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;

III – demais contribuintes.

Via: Blog do vestibular