Sinab e CSB marcam presença na 36ª Romaria Nacional dos Aposentados em Aparecida (SP)

O Sindicato Nacional dos Aposentados do Brasil (Sinab) e a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) marcaram presença na 36ª Romaria Nacional dos Aposentados, realizada nos dias 25 e 26 de janeiro, em Aparecida, no interior de São Paulo.

A programação teve como destaque a santa missa celebrada na manhã de domingo (26), na Basílica do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, que reuniu mais de 4 mil aposentados de todas as regiões do país, além de milhares de devotos da Padroeira do Brasil, em momentos de fé e luta por justiça e dignidade para a categoria.

O presidente do Sinab e vice-presidente da CSB, José Avelino Pereira, o Chinelo, e o secretário-geral do Sinab e da CSB, Álvaro Egea, participaram da cerimônia ao lado de representantes de outras entidades sindicais. A celebração foi conduzida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, que destacou a necessidade de valorização dos aposentados e fez um apelo por mais respeito e dignidade para a categoria.

Seguindo a tradição, ao final da missa foi lida pela representante da Federação de Minas Gerais, Vilma Dário, a Carta de Aparecida, que sintetiza as reivindicações e clama por mudanças efetivas na vida dos aposentados (leia a íntegra no final do texto). A missa foi transmitida ao vivo pelos canais TV Aparecida e Cultura e pela Rádio Aparecida.

Plenário Nacional dos Aposentados

Após a missa, o Auditório Padre Noé Sotillo, no subsolo da Basílica, foi palco da 36ª Plenária Nacional dos Aposentados, que reuniu representantes das Associações, Federações, Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap) e outras lideranças estaduais. Álvaro Egea, secretário-geral do Sinab, representou a entidade e compôs a mesa dos trabalhos ao lado de outros representantes.

Durante a plenária, o debate focou na busca por respeito e reconhecimento como pilares da justiça social, reafirmando a luta por aposentadorias integrais e pela garantia de condições de vida dignas para os aposentados.

Íntegra da Carta de Aparecida:

Dignidade e Respeito aos Aposentados, Pensionistas e Idosos

Dia Nacional do Aposentado – Aparecida 2025

Nós, Aposentados, Pensionistas e Idosos, irmanados na Casa da Mãe Aparecida, celebramos a ecologia integral e clamamos por dignidade e respeito.

Muito contribuímos e continuamos a ser essenciais para educar nossas famílias e fazer crescer o País. Entretanto, nossas aposentadorias e pensões são apenas migalhas. Milhões têm de escolher entre comprar alimentos ou remédios, por falta de dinheiro.

A prioridade de atenção existe apenas na lei, nunca na realidade. Os golpes e abusos acontecem todos os dias e permanecem impunes.

Rogamos à Mãe Aparecida e apelamos às autoridades, solicitando a atenção da imprensa para que idosos, aposentados e pensionistas tenhamos o merecido respeito e reconhecimento. Precisamos de ações efetivas, como:

  • Aprovação e sanção do Projeto de Lei 4.434/2008,
  • Reajustes anuais iguais para todos os benefícios e
  • Cobrança das dívidas bilionárias para com o INSS, fim das isenções e sonegações.

Reforma injusta não é progresso é retrocesso, é condenar o futuro de quem construiu o presente.

Não temos um Planeta reserva. Muito menos uma vida reserva. Cuidar e preservar é o único caminho.

Salve do Dia Nacional do Aposentado. Salve Nossa Senhora Aparecida.

Compartilhe:

Leia mais
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas
csb centrais sindicais com ministro maurcio godinho tst
Centrais entregam agenda jurídica do movimento sindical ao vice-presidente do TST
csb menor (40)
Desigualdade de renda no Brasil é a menor desde 2012, aponta IBGE
csb menor (1)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 6 – Trabalhadores e o meio ambiente; íntegra
ministro do trabalho luiz marinho em audiencia na camara
Ministro do Trabalho defende fim da escala 6x1 e jornada de 40 horas em audiência na Câmara
csb menor (2)
Centrais apresentam pauta prioritária e agenda legislativa em reunião no Congresso
painel 5 encontro executiva nacional csb 2025
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 5 – Agenda parlamentar sindical; assista
painel negociação coletiva
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 4 – Práticas antissindicais; assista
csb menor (39)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 3 – Negociação Coletiva; assista
csb menor (38)
Centrais sindicais protestam contra juros altos em dia de mais uma reunião do Copom