Diretores da Federação dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral do Estado de São Paulo (Fetramesp) visitaram a sede da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) nesta quarta-feira (9) para uma reunião com o presidente da CSB, Antonio Neto.
Neto e o presidente da Fetramesp, Alfredo Ferreira de Souza, lembraram da parceria de longa data que as entidades possuem em defesa dos trabalhadores e discutiram as próximas pautas que devem ser o foco de sua atuação conjunta.
Um dos temas mais importantes para os líderes sindicais é a recomposição financeira dos sindicatos, que tiveram seu custeio extinto pela Reforma Trabalhista de 2017 e, até hoje, não foi estabelecida uma forma de financiamento.
O assunto está sendo discutido pelas centrais sindicais com o governo federal, entidades patronais, Congresso e Poder Judiciário, mas ainda não houve uma decisão definitiva sobre o tema. Nesta discussão, Alfredo parabenizou Neto pela defesa que fez dos sindicatos e da soberania das assembleias em audiência pública no Tribunal Superior do Trabalho (TST) que tratou sobre a contribuição assistencial.
Relacionada: No TST, Antonio Neto defende soberania das assembleias sobre contribuição assistencial
As entidades reafirmaram sua parceria e seguirão trabalhando juntas para reverter os retrocessos dos direitos trabalhistas ocorridos desde a aprovação da reforma.