Central dos Sindicatos Brasileiros

Veja como verificar se você vai receber o Auxílio Brasil e como se cadastrar

Veja como verificar se você vai receber o Auxílio Brasil e como se cadastrar

Como verificar se vai receber o Auxílio Brasil?

Segundo o governo, se já tinha o Bolsa Família, o benefíciário receberá o Auxílio Brasil automaticamente. Já quem está no CadÚnico, mas não recebia o Bolsa Família, vai para a lista de espera. Se não está no CadÚnico, é preciso buscar um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para registro, mas não há qualquer garantia de inclusão no programa mesmo atendendo aos critérios e requisitos exigidos.

Para verificar se vai receber e qual será o valor, o beneficiário deve ter em mãos o número do CPF ou do NIS (Número de Identificação Social).

No caso do Caixa Tem, se a pessoa já tem cadastro, basta acessar o aplicativo com o número do CPF e senha. Caso contrário, é necessário se cadastrar.

No aplicativo Caixa Tem

– Acesse o aplicativo com o número do CPF e senha

– Na tela inicial, selecione a opção ‘Bolsa Família

– O atendimento automático vai localizar o benefício por meio do CPF ou NIS informados no cadastro

Pelo telefone 111

– Escolha a opção 1 para o Auxílio Brasil

– Será preciso informar um número de CPF ou o NIS

– Escolha a opção 1 para digitar o CPF ou a opção 2 para o NIS

– A gravação irá dizer se o cidadão vai receber o benefício ou não

Quais os critérios?

As famílias que recebiam o Bolsa Família pelo aplicativo Caixa Tem, em conta poupança digital, terão o Auxílio Brasil na mesma modalidade de pagamento e poderão continuar movimentando o benefício pelo aplicativo. O pagamento do Auxílio Brasil começará, nesta quarta-feira (dia 17), seguindo o mesmo calendário e atendendo o mesmo número de pessoas do Bolsa Família.

O pagamento vai se limitar ao número de benefíciários do Bolsa Família, atualmente em 14,6 milhões de pessoas. O valor médio do benefício do Auxílio Brasil será corrigido em 17,84% em novembro, mas a ampliação do número de beneficiados está prevista somente para o mês de dezembro — quando novas famílias serão incorporadas. O valor médio do Auxílio Brasil será de R$ 217,18 em novembro.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, os cartões e as senhas utilizados para saque do Bolsa Família continuarão válidos e poderão ser utilizados para o recebimento do Auxílio Brasil.