Central dos Sindicatos Brasileiros

Diretor de rede de fast-food vê crise como oportunidade para diminuir salários

Diretor de rede de fast-food vê crise como oportunidade para diminuir salários

Um e-mail de um executivo da rede de restaurantes americana Applebee’s – e que tem unidades no Brasil – diz que o aumento no preço da gasolina e a alta da inflação nos Estados Unidos são notícias positivas, porque fazem com que os funcionários tenham que trabalhar mais horas e aceitem salários menores.

O e-mail foi vazado no fórum Reddit, em uma discussão sobre “antitrabalho”, movimento que tem crescido nos EUA. A mensagem é de 9 de março de 2022 e assinada por Wayne Pankratz, diretor-executivo de franquias da Applebee’s, e foi reproduzida por veículos de comunicação norte-americanos.

Em um trecho, ele diz que “qualquer aumento nos preços de gás diminui a renda dos trabalhadores. Com a inflação continuando a subir e o preço da gasolina aumentando, isso significa mais horas que os funcionários precisarão trabalhar para manter o nível de vida atual deles”.

Pankratz acrescenta que agora os benefícios governamentais, como auxílio de renda e auxílio-desemprego, não conseguem cobrir as despesas, e avalia: “Isso nos beneficia, [porque] enquanto os preços sobem, as pessoas que estavam dependendo do auxílio-desemprego simplesmente vão ter menos dinheiro para gastar. Isso vai fazer com que elas voltem à força de trabalho”.

Ao fim, recomenda que, “além de contratar funcionários com um salário mais baixo para diminuir nossa mão de obra quando possível”, os gestores se certifiquem de dar um “apoio moral” a seus funcionários e criem uma “cultura e um ambiente que vão atrair as pessoas”.