Central dos Sindicatos Brasileiros

Conheça a Pauta da Classe Trabalhadora

Conheça a Pauta da Classe Trabalhadora

É com muita disposição de luta que apresentamos a Pauta da Classe Trabalhadora CONCLAT 2022, documento propositivo unitário das Centrais Sindicais. Afirmamos nossa esperança na mudança da trajetória do desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Declaramos nossa iniciativa para incidir no debate público que o processo eleitoral exige, mobilizando o movimento sindical para apresentar as propostas que estão reunidas nesta Pauta. Consideramos central colocar a geração de emprego de qualidade, o crescimento dos salários, a promoção da proteção trabalhista, previdenciária e social para todos e para todas as formas de ocupação laboral, a valorização dos sindicatos e da negociação coletiva como elementos estratégicos do projeto nacional de desenvolvimento.

Esta Pauta é fruto dos debates feitos nas bases de cada Central Sindical e consolidados nos documentos dos Congressos. A diversidade de propostas e posicionamentos foram reunidas em
um documento base, que foi debatido em cada Central Sindical, as propostas recebidas foram novamente consolidadas, analisadas e o documento final, que agora apresentamos, aprovado pelo Fórum dos presidentes das Centrais Sindicais, em 30 de março.

Essa obra coletiva será difundida por meio da mobilização para apresentar essas propostas da classe trabalhadora às bases sindicais em todo o país e em todas as categorias. Tarefa essencial será também entregá-la aos candidatos e candidatas aos legislativos e executivos estaduais e federal.

Sigamos em frente, unidos na luta para mudar os rumos desse nosso querido país!

Leia a íntegra do documento abaixo:

Pauta da Classe Trabalhadora CONCLAT 2022