Central dos Sindicatos Brasileiros

CSB participa de evento promovido pela Federação Sindical Mundial na Grécia

CSB participa de evento promovido pela Federação Sindical Mundial na Grécia

FSM ofereceu curso de capacitação a dirigentes sindicais da América Latina

Realizado entre os dias 6 e 14 de dezembro em Antenas, na Grécia, o 2º curso de formação sindical da Federação Sindical Mundial (FSM) contou com a participação de nove dirigentes sindicais da América Latina, entre eles, José Lucas da Silva, diretor de finanças adjunto da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), e debateu a importância da capacitação das forças sindicais na luta pela classe trabalhadora.

Durante o evento, que contou com palestras de 18 oradores, os participantes expuseram as principais questões acerca do desrespeito aos direitos trabalhistas. A internacionalização do capital e das estratégias produtivas aniquilam os trabalhadores e destroem o desenvolvimento nacional. O novo poder global das empresas transnacionais é o motor propulsor dessa injustiça social e econômica.

Para José Lucas, todos os trabalhadores do mundo têm o mesmo problema. “O capital é selvagem em qualquer lugar do mundo. Em alguns países isso acontece ainda mais intensamente e sempre com o objetivo de escravizar o trabalhador”, condena o diretor da CSB.

Os princípios e valores do movimento sindical classista internacional, bem como a atuação conjunta das lideranças e dirigentes, também formaram a pauta do curso. Estes conceitos e metas fortalecem a luta pela manutenção dos direitos já adquiridos e pela ampliação de novas conquistas.

A integração sindical, o trabalho por ainda mais visibilidade, mobilizações, engajamento, trabalho sindical solidário são o alicerce para a representação eficiente e árdua dos direitos dos trabalhadores e contra a precarização do trabalho.

A formação sindical como instrumento de luta da CSB

O curso de formação sindical deixou claro que a representação dos trabalhadores deve ser sempre atuante, uma vez que o sistema do capital e do lucro a todo custo macula a qualidade de vida e de trabalho da classe operária.

O principal objetivo do evento, segundo José Lucas, foi mostrar para os dirigentes sindicais a realidade dos trabalhadores mundiais. “Os palestrantes mostraram para os dirigentes a situação de cada país e como os problemas dos trabalhadores vêm sendo tratados”, explicou o diretor lamentando o fato de que a classe trabalhadora mundial padece com a opressão.

Para o diretor da CSB, o movimento sindical deve se atentar à defesa da classe trabalhadora diante do massacre do capital das multinacionais. “A FSM está à disposição e trabalhando para ajudar os companheiros necessitados com cursos e palestras nos países que passam pelas maiores dificuldades”, reiterou José Lucas.

A filiação da Central junto à FSM é também fator importante para a ampliação da luta pelos direitos dos trabalhadores. “A FSM tem uma visão muito ampla sobre os problemas da América Latina, e, com isso, vai oferecer à CSB ferramentas ainda mais eficazes para um enfrentamento àqueles que querem destruir os direitos trabalhistas”, finalizou o diretor da Central.

Em março de 2013, será realizada em Lima, no Peru, a reunião do Conselho Presidencial da FSM, que unificará as questões debatidas na reunião. Entre elas, ênfase ao estabelecimento de um programa de ação para integrar o trabalho da entidade; a crise mundial e seus impactos na região; desenvolvimento e a valorização do trabalho; e integração regional.