Central dos Sindicatos Brasileiros

Antonio Neto se reúne com o presidente da Contricom

Antonio Neto se reúne com o presidente da Contricom

Dirigentes debateram as bandeiras de luta da CSB e dos trabalhadores na construção

No dia 17 de janeiro, o presidente da CSB, Antonio Neto, se reuniu com Francisco Chagas Costa, o Mazinho, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário (Contricom), para estreitar laços, trocar experiências e debater assuntos inerentes à luta das duas entidades, como os trabalhos propostos para 2013.

Para Mazinho, reuniões como essa são a prova do fortalecimento do movimento sindical. “Independente de cor de bandeira e ideologia, esse encontro tem o objetivo comum de defender os interesses dos mais fracos”, explicou o presidente da Contricom.

No encontro, Neto e Mazinho conversaram sobre a comissão permanente do trabalho no setor da construção, que teve participação do governo, dos ministérios e do movimento sindical da categoria. Esta iniciativa tem o objetivo de discutir as questões do setor em nível nacional.

Mazinho considera este projeto um avanço, principalmente se houver a adesão das empresas. “Haverá uma garantia para os trabalhadores, como, por exemplo, a diminuição das terceirizações, e a mão de obra, que precisa estar de acordo com o sistema nacional de emprego e com o sindicato da base da categoria”, explicou.

Antonio Neto apresentou ao presidente da Contricom os avanços da CSB em 2012, como a filiação de mais de 500 sindicatos e 23 federações, e a organização de regionais da Central em estados como o Mato Grosso. Além disso, expôs a Mazinho o empenho da entidade em chegar a mil filiados até o final do ano.

“Este encontro com o Mazinho é muito importante para o movimento sindical, mostra que a união entre entidades como a CSB e a Contricom é muito pertinente para a luta pelos interesses e direitos da classe trabalhadora”, pontuou Neto.