Central dos Sindicatos Brasileiros

Trabalhadores de Santa Catarina conquistam reajuste do piso salarial

Trabalhadores de Santa Catarina conquistam reajuste do piso salarial

Na última quinta-feira, 31, representantes das principais centrais sindicais do Brasil, junto com organizações patronais, aprovaram o reajuste do piso salarial dos trabalhadores de Santa Catarina.

O encontro foi a quarta rodada de negociação e a realização ocorreu na Federação das Indústrias do Estado de Santa Cantarina (FIESC).

Dessa forma, serão reajustadas as quatro faixas do piso salarial em porcentagens que variam entre 4,91% e 5,05%.

Diferentemente dos outros estados da União, em que o piso salarial é definido pelo poder executivo, em Santa Catarina a determinação se dá a partir da negociação entre as instituições dos trabalhadores e patronais.

A Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) foi representada pelo dirigente Nicolau de Almeida, que ressaltou a importância que o reajuste representa aos trabalhadores. “Nós temos claro que os trabalhadores discutem o piso em função de sua alimentação: nós negociamos salário para comida, não é para deixar ninguém rico. Além disso, esse dinheiro que entra na economia faz girar toda uma cadeia produtiva”, comentou.

Por fim, a minuta do será encaminhada ao governo do estado, onde será transformada em projeto de lei para ser analisada e aprovada pela Assembleia Legislativa.