Central dos Sindicatos Brasileiros

CSB Santa Catarina e DIEESE realizam seminário sobre Regime Geral da Previdência

CSB Santa Catarina e DIEESE realizam seminário sobre Regime Geral da Previdência

Evento nos dias 16 e 17 de junho contou com 15 sindicatos e palestra do especialista Luciano Fazio

A Seccional da CSB em Santa Catarina promoveu um seminário sobre regime geral da Previdência, em parceria com o DIEESE, nos dias 16 e 17 de junho, na Federação da Agricultura de Santa Catarina. O evento reuniu 15 sindicatos da região e foi considerado um sucesso pelos dirigentes. O especialista em previdência social, gestão de previdência complementar e estudos socioeconômicos Luciano Fazio falou com os representantes das entidades presentes nos dois dias.

O primeiro dia do evento foi dedicado a explicar, de uma forma acessível, como funciona a questão da Previdência. Fazio respondeu a questões como: a Previdência está mesmo quebrada? Como funciona o formato da Previdência no Brasil? Por que o Governo diz que a Previdência é cara?

Já o segundo dia de evento foi para tratar exclusivamente da reforma da Previdência, que o Governo vem tentando implantar sob a alegação de que o sistema previdenciário está quebrado. Cada sindicato que participou do evento ganhou também o livro “O que é a Previdência Social”, de autoria do palestrante.

O secretário de finanças da CSB Santa Catarina e presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral de Blumenau e Região disse que o evento foi excelente e elogiou a escolha do DIEESE de enviar Fazio como palestrante. “Ele fala de uma forma simples e é importante esclarecer questões da Previdência para os nossos dirigentes”, explica Tomaz Vieira.

“Ficou elucidado que o Governo Federal, para vender a reforma da Previdência, usa argumentos que não colam. É tudo balela. O evento olhou para o futuro e para as preocupações dessa reforma passar no Congresso, e é importante tratarmos disso antes, se antever”, diz Vieira.

Governo arquiva tramitação da reforma da Previdência, e movimento sindical continua vigilante

O dirigente diz que comprou exemplares do livro do palestrante pois esse é um material que serve para fortalecer o conhecimento dos dirigentes. Ele afirmou também que para a CSB é uma “aquisição de praxe” investir nisso. “Ali está toda a palestra que ele nos deu”, afirma.

A CSB Santa Catarina quer fazer um segundo módulo em outra região do estado e assim contemplar outros sindicatos que não conseguiram se deslocar para o final de semana de atividade.