Central dos Sindicatos Brasileiros

Servidores do RS garantem recebimento do 13º salário após mobilização na Assembleia Legislativa

Servidores do RS garantem recebimento do 13º salário após mobilização na Assembleia Legislativa

Projeto que autoriza parcelar o benefício foi aprovado na Casa; trabalhadores também poderão receber o pagamento em dia via crédito bancário

Deputados do Rio Grande do Sul aprovaram, com 42 votos favoráveis, na tarde desta terça-feira (11), na Assembleia Legislativa gaúcha, Projeto de Lei Complementar (PLC) 188/2018, que autoriza o Executivo a parcelar o pagamento do 13º salário dos servidores, com indenização de 1,5% sobre cada parcela.

Com aprovação, os servidores também têm a opção de receber o benefício de maneira integral por meio da contratação de crédito junto ao sistema bancário. Agora, o projeto depende da sanção do atual governador José Ivo Sartori.

Para evitar que cerca de 50 mil servidores que tenham ingressado com ação judicial contra o Banrisul ficassem sem o direito de contratar este crédito, foi votada e aprovada emenda que beneficia todos esses servidores, sem distinção.

A vitória também é fruto do trabalho da Seccional Rio Grande do Sul da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) e da Federação Sindical dos Servidores Públicos no Estado do RGS (FESSERGS), que estiveram presentes na Assembleia Legislativa para fazer corpo a corpo com os deputados.

Segundo o presidente das duas entidades, Sergio Arnoud, a conquista apenas ameniza de forma parcial a situação dos servidores.

“Esta questão do 13º no funcionalismo público estadual é uma questão recorrente durante este governo que está acabando. Esse projeto não resolve o problema, porém ele ameniza a situação da maioria. Agora, estamos na expectativa de que o governador não vete a emenda, que beneficia os servidores que têm demandas contra o banco”, disse o dirigente.