Central dos Sindicatos Brasileiros

Instalação da Subcomissão em defesa do IPE-Saúde conta com participação e apoio da CSB

Instalação da Subcomissão em defesa do IPE-Saúde conta com participação e apoio da CSB

Na última quinta-feira, dia 05 de setembro, a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) do Rio Grande do Sul participou da instalação formal da Subcomissão, que visa discutir e defender a reconstrução do IPE-Saúde, vinculada ao Instituto de Previdência do Estado Rio Grande do Sul (IPERGS). A equipe irá durar 120 dias, acabando no dia 20 de dezembro, e é fruto do trabalho e articulação da Federação Sindical dos Servidores Públicos no Estado do RGS (Fessergs) e da Federação dos Municipários do Estado do Rio Grande do Sul (Femergs), assim como da CSB-RS.

Responsável por garantir a saúde de todos os servidores públicos estaduais e dos funcionários de 327 prefeituras, o que chega a ser 10% da população do Rio Grande do Sul, o IPE-Saúde vem sofrendo com falta de repasse de verbas. O principal devedor é o governo do estado, cujas dívidas ultrapassam 637 milhões.

Tal crise justifica a criação de ações cujo objetivo é defender a instituição, que se iniciaram com a criação do Fórum Permanente, e culminaram no nascimento da Subcomissão.

A CSB foi representada pelo presidente da seccional do Rio Grande do Sul, Sérgio Arnoud, que ressaltou a importância da iniciativa para reconstrução do IPE-Saúde. “Totalizando mais de um milhão de servidores atendidos pelo instituto, o desmonte em curso impactará o SUS, que também vive enormes dificuldades. Desmonte e privatização levariam ao caos a saúde no Estado”.

Dessa forma, a central sindical irá atuar ativamente para a manutenção e valorização do órgão. “A CSB, através de seus sindicatos dará respaldo e participará da organização desses eventos. Aliás, é a única central a assumir esta bandeira”, completou Arnoud.