Central dos Sindicatos Brasileiros

FESSERGS entrega reivindicações do funcionalismo público para pré-candidato ao governo do RS, Jairo Jorge

FESSERGS entrega reivindicações do funcionalismo público para pré-candidato ao governo do RS, Jairo Jorge
Federação pede negociação coletiva para o setor, reposição salarial e fim das privatizações

Representantes da Federação Sindical dos Servidores Públicos no Rio Grande do Sul (FESSERGS), junto com suas entidades filiadas, entregaram para o pré-candidato ao governo local, Jairo Jorge (PDT), uma pauta unitária de reivindicações do funcionalismo público. O encontro foi realizado nesta terça-feira (24), no auditório da federação.

A decisão de debater as bandeiras da entidade com os pré-candidatos foi aprovada em assembleia geral da FESSERGS. Para o presidente em exercício da entidade, Flávio Dal’Agnoll, a iniciativa é de extrema importância porque promove principais pleitos da categoria e é uma oportunidade de ouvir os candidatos.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Quadro Geral no Estado do Rio Grande do Sul (Sindigeral), Terezinha Castro Arnoud, entre as solicitações da pauta, vale citar “a negociação coletiva para o serviço público, que hoje não acontece; a reposição de perdas salariais [dos últimos quatro anos]; e o fim das privatizações”.

Além disso, os presentes discutiram a fixação de data-base com reajuste anual, a recomposição dos quadros funcionais e o fortalecimento do Instituto de Previdência do Estado (IPE).

Se eleito, Jairo Jorge se comprometeu a instituir uma mesa permanente de negociação com as entidades para discutir o funcionalismo. O pré-candidato disse que “o servidor público não vai ser tratado pelo terceiro escalão, e sim diretamente com ele. Ele quer comandar as renovações necessárias do serviço público diretamente com a inteligência do estado, que é o servidor. Ele fechou um pacto de não terceirizar os setores estratégicos do estado”, informou o diretor de Comunicação da CSB RS, André Costa.