Central dos Sindicatos Brasileiros

Rodoviários entram em greve por tempo indeterminado em Porto Velho (RO)

Rodoviários entram em greve por tempo indeterminado em Porto Velho (RO)

Categoria está sem acordo de reajuste salarial desde julho, e mil e duzentos trabalhadores não têm contrato de trabalho; prefeitura diz que não pode interferir

O Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo do Estado de Rondônia (Sintetuperon) anunciou, nesta terça-feira, 1, greve por tempo indeterminado dos motoristas de ônibus urbanos de Porto Velho, capital de Rondônia.

20151201055446

Segundo o presidente do Sintetuperon, Edilson Pereira, a categoria está sem acordo coletivo desde julho deste ano devido à troca das concessionárias de transporte coletivo da capital, e culpa a prefeitura pelo problema. Os carros 72f8fc87-68cf-4245-a879-6af75b3a0369não saíram das garagens nesta manhã. “Mil e duzentos trabalhadores estão com os salários atrasados há quase dois meses e sem reajuste de salários, vale-transporte e vale-refeição porque a prefeitura rompeu o contrato com a antiga concessionária e nada foi resolvido. O prefeito prometeu que os motoristas da antiga empresa seriam contratados pela nova concessionária, coisa que não aconteceu”, afirmou o dirigente.

Edilson Pereira explica que o acordo coletivo dos funcionários das empresas Rio Madeira e Três Marias, antigas concessionárias da capital de Rondônia, venceu no último dia 30 de junho. “Em 6 de julho, os trabalhadores paralisaram as atividades, reivindicando 19% de reajuste salarial e aumento nos vales-alimentação, refeição e transporte. As reivindicações deveriam ter sido negociadas no dissídio coletivo, que não foi fechado”, explicou.

“Como o processo de troca das companhias de ônibus estava em andamento, o Tribunal Regional do Trabalho solicitou, em 8 de julho, o adiamento da greve e das negociações do novo acordo por 60 dias. O prazo seria suficiente para o início das atividades da Ocimar Comércio de Automóveis, de Taboão da Serra (SP), que venceu a concorrência para o contrato emergencial de transporte público de Porto Velho. O contrato com a nova empresa foi cancelado, pois a mesma não conseguiu cumprir o prazo de início das atividades. Essas incertezas têm comprometido a vida de muitos trabalhadores. A prefeitura precisa se manifestar e apresentar uma solução”, declarou.

O presidente ainda disse que os trabalhadores entendem a necessidade da população em ter transporte público funcionando, mas ressaltou que a ação é necessária para chamar a atenção das autoridades. “Sabemos do que a população precisa e muitas vezes não nos entendem, mas também merecemos uma qualidade e, principalmente, uma certeza de nosso futuro”, concluiu.